Sábado, 22 de Junho de 2024

CIDADES Quarta-feira, 02 de Setembro de 2020, 16:35 - A | A

Quarta-feira, 02 de Setembro de 2020, 16h:35 - A | A

7 DE SETEMBRO

Comércio está autorizado a abrir em 7 de setembro; CDL quer abertura de shoppings

O Bom da Notícia

No dia 07 de setembro é comemorado nacionalmente a Independência do Brasil. Nesta data, fica autorizado o funcionamento do comércio de rua da Capital nos horários estabelecidos pelo decreto municipal de nº 8.020. No entanto, nos shopping centers, os atendimentos presenciais aos domingos e feriados continuam vedados, sendo permitido apenas o serviço de delivery.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) explica que está tentando junto ao prefeito da capital a liberação para o funcionamento dos shoppings neste dia, assim como a extensão do horário de abertura do comércio de rua.

“Será de suma importância para acelerarmos a retomada da economia a também abertura dos shoppings no feriado, visto que a partir desta quinta-feira (3) será iniciada uma grande campanha nacional de descontos em produtos e serviços, além de outras grandes oportunidades, que o consumidor poderá aproveitar”, disse o superintendente da entidade, Fábio Granja, acrescentando que o objetivo é incentivar as vendas, reduzir a inadimplência, gerar empregos e estimular a retomada da economia com segurança.

Granja reforça que aqueles que optarem pelo funcionamento neste dia deverão seguir corretamente o que está previsto na Convenção Coletiva do Trabalho (CCT).

"Aqueles que optarem em atender os consumidores terão que pagar em dobro o dia trabalhado aos seus funcionários, incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado”, disse o superintendente da entidade, Fábio Granja.

Neste dia não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão.

Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone, e os carnês que tiverem essas datas como vencimento poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.