Terça-feira, 29 de Julho de 2025

CIDADES Terça-feira, 29 de Julho de 2025, 09:07 - A | A

Terça-feira, 29 de Julho de 2025, 09h:07 - A | A

WHATSAPP E E-MAIL

Criminosos usam nome do Judiciário para aplicar golpes com intimações falsas

O Bom da Notícia/ com assessoria

A campanha Justiça Segura – Não Caia no Golpe, promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, segue reforçando os cuidados que a população deve ter para evitar cair em fraudes. Desta vez, o alerta é para um tipo recorrente de golpe em que os criminosos se passam por servidores do Tribunal de Justiça ou de fóruns do interior para enviar intimações falsas por e-mail ou WhatsApp.

Com mensagens que aparentam ser oficiais, os golpistas incluem nomes de comarcas, linguagem jurídica e links suspeitos que podem roubar dados, instalar vírus ou induzir ao pagamento de taxas inexistentes

.Essas mensagens não são verdadeiras: o Tribunal não envia boletos nem solicita dados bancários por e-mail, telefone ou aplicativos de mensagem, e não possui nenhum setor com o nome “Setor de Intimações”.

As intimações oficiais do Poder Judiciário são feitas exclusivamente por oficiais de justiça identificados, com nome, matrícula funcional e número do mandado judicial.Em caso de dúvida, o cidadão não deve clicar em links, nem compartilhar a mensagem. A orientação é verificar diretamente com o fórum da comarca ou com o TJMT por meio dos canais oficiais: www.tjmt.jus.br ou telefone (65) 3617-3000.

A campanha também está sendo amplamente divulgada no perfil oficial do TJMT no Instagram (@tjmtoficial) e por vídeos como o disponível no canal do TJMT no YouTube.