No último dia 25 encerraram-se as inscrições para candidatos a membros da Academia Mato-Grossense de Letras. Deverão ser preenchidas a Cadeira 12, cujo Patrono é o poeta Antônio Cláudio Soído, tendo sido seu último ocupante o poeta e jornalista Ronaldo de Arruda Castro, e a Cadeira 36, que tem por Patrono o poeta Pedro Trouy, por último ocupada pelo também poeta e professor Luís Feitosa Rodrigues.
Estão inscritos, para a Cadeira 12, o médico João Elói, poeta e cantor, o jornalista Lorenzo Falcão, que também é cronista e poeta, e a professora Neila Barreto, historiadora e pesquisadora; para a Cadeira 36, inscreveram-se a professora e poeta Marli Walker e o professor Valério Mazzuolli, jurista, pesquisador e consultor jurídico.
O Presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, professor Sebastião Carlos Gomes de Carvalho instalará nesta segunda feira as Comissões de Admissibilidade e de Mérito, que apreciarão o currículo e as obras dos inscritos. O Presidente esclarece que os Pareceres de Mérito têm apenas caráter recomendatório e não de eliminação dos candidatos, pois serão escolhidos em votação secreta e direta.
Para Sebastião Carlos “essa eleição se reveste de grande importância sobretudo pelo significativo nível cultural apresentado pelos candidatos, demonstrando assim o crescente interesse que os intelectuais e estudiosos mato-grossenses mostram para pertencerem ao sodalício acadêmico. Ao mesmo tempo, mostra o dinamismo e a viva presença da Academia no seio da sociedade cuiabana e mato-grossense. Os dois a serem eleitos adentrarão num dos momentos mais ricos da história daquela que é a mais tradicional instituição cultural do Estado.