A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realizou, nesta segunda-feira (25), o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento reuniu cerca de 1.600 mil estudantes, líderes e membros de 508 grêmios de todas as regiões do Estado, em um dia de formação, palestras e celebração do protagonismo juvenil.
A iniciativa, organizada pela Seduc, teve como objetivo valorizar lideranças estudantis, estimular a participação ativa dos jovens na vida escolar e ampliar a consciência sobre o papel transformador da juventude dentro e fora das escolas.
A agenda incluiu palestras com convidados como Malu Finanças, que abordou sobre Educação Financeira para Jovens; Tiago Mochileiro, com a palestra O Mochileiro pela Educação; e Afro Stefanini, que falou sobre Escolhas da Vida, com reflexões sobre cidadania, empatia e responsabilidade.
O secretário de Educação, Alan Porto, participou de um talk show ao lado do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri, e do palestrante Afro Stefanini.
Alan reforçou aos jovens o compromisso do Grêmio Estudantil, que é despertar habilidades como liderança e responsabilidade, além de transformar para melhor o ambiente escolar dos estudantes.
“Valorizem cada hora do professor dentro da sala de aula. O ambiente escolar e tudo o que vocês precisam para alicerçar o futuro de cada um. Aparelhamos as escolas com as ferramentas que vão fazer a diferença no ensino, junto com a força de vontade, atenção, foco e determinação de vocês”, disse Alan.
O coordenador de grêmios estudantis da Seduc, Matheus Silva, reforçou aos estudantes que eles estão no centro dos avanços educacionais em Mato Grosso.
“Tudo o que a Seduc e as Diretorias Regionais têm feito é para vocês. Valorizem esse esforço e os investimentos realizados”, completou.
Falando em nome dos estudantes, Guilherme Henrique Pereira Paulino, do 7º ano, da Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica (Eedieb) Creuslhi de Souza Ramos, em Confresa, também reforçou a importância do grêmio como espaço de voz ativa.
“Aprendemos a trabalhar em equipe, conviver e também aprendemos sobre política. O grêmio é importante para nos conectar com os professores”, destacou.
Premiações
Durante a programação, a Secretaria de Educação entregou prêmios e certificados referentes às campanhas MT Antirracista, Censo com Bom Senso e Grêmio Embaixador.
Na Campanha MT Antirracista, o primeiro lugar ficou com o Grêmio Estudantil Poder Jovem, da Escola Estadual Maria da Glória Vargas (Cotriguaçu – DRE Juína). O segundo lugar foi para o Grêmio Geração Consciente, da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa (Juruena – DRE Juína), e o terceiro para o Grêmio União em Ação, da Escola Estadual Nova União (Nova Canaã do Norte – DRE Alta Floresta).
O prêmio da campanha Censo com Bom Senso foi entregue ao Grêmio Estudantil Atenas, da Escola Estadual Nova Canaã (Nova Canaã do Norte – DRE Alta Floresta). Já os certificados de Grêmio Embaixador foram distribuídos a representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).