Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

CIDADES Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 14:54 - A | A

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 14h:54 - A | A

UTILIDADE PÚBLICA

Encontro Estadual dos Alcoólicos Anônimos acontece neste final de semana; 51º ano de atividades em MT

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

 

Apenas uma dose, talvez um dia, somente, não faça tanta diferença. Um gole qualquer, depois de um dia cansativo de trabalho, nem deve fazer tão mal assim. De repente, o que era diário se torna uma rotina que se arrasta por meses e até anos. O alcoolismo, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença, é capaz de destruir famílias e abrir portas para as tristezas mais profundas. Um estudo divulgado recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que o consumo de álcool causa, em média, 12 mortes por hora no país.

O primeiro grupo de A. A. em Mato Grosso iniciou suas atividades há 51 anos, em meio a uma série de atividades envolvendo autoridades e órgãos de comunicação, com uma entrevista de Eloy Toledo, hoje falecido. O grupo iniciou suas reuniões no Hospital Adauto Botelho, em setembro de 1973, cresceu e promove reuniões em 44 grupos, destes 15 em Cuiabá, 6 em Várzea Grande e os demais em cidades do interior. Neste meio século, estima-se que milhares de pessoas frequentaram as reuniões onde partilham do objetivo de deixar o vício do álcool. Procuram ajuda, unem forças e esperanças para se recuperarem do alcoolismo e manterem-se sóbrias. A maioria conhece o AA após chegar ao fundo do poço. Perder relacionamentos, bens e a dignidade em decorrência da bebida.  

A irmandade Alcoólicos Anônimos (A.A) completa na terça-feira (19) 51 anos de atividade em Mato Grosso. Este ano (2024), os membros da irmandade Alcoólicos Anônimos (A.A) farão um encontro estadual nos dias 15 e 16 de novembro, em comemoração ao 51º aniversário da irmandade em Mato Grosso.

O evento em comemoração ao 51º aniversário de A. A. em Mato Grosso é ideal para mostrarmos à sociedade que o alcoolismo é uma doença física, mental, emocional e espiritual. Porém, é possível parar de beber seguindo o programa dos 12 passos sugerido por A.A. Os membros de A. A. são anônimos, ou seja, seguem o princípio do anonimato. Mas a irmandade não; quanto mais se souber de A.A., mais pessoas que sofrem deste problema do alcoolismo terão chance de ficarem sóbrias.

O Apadrinhamento no serviço de A.A será o tema principal do evento. Além disso algumas dúvidas também poderão ser esclarecidas:

· Como a irmandade explica a necessidade de algo mais além do ato de parar de beber?
· Como usar os 12 Passos em busca da espiritualidade para vencer o álcool, só por hoje?
·  Por que o autoconhecimento é essencial para que o alcoólatra aceite ajuda e passe a frequentar reuniões dos grupos de mútua ajuda de A. A.?
· Como são essas reuniões?
· Há jovens em A. A.?
· Mulheres também têm a doença do alcoolismo?
· Como ajudar as minorias que também têm a doença?
· O que são reuniões de propósitos especiais?
Essas são perguntas que podem ser esclarecidas para qualquer pessoa que queira ajuda ou que estejam dispostas a levar a mensagem para quem precisa de ajuda. As respostas podem ajudar a determinar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderá recomendar a melhor atitude a ser tomada.

Serviço
Evento: 51º ANO DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS EM MT
Local: Centro de Eventos Fatec Senai
Data: 15 e 16/11/2024
Inscrição: R$ 50,00
Contato: (65) 3321-1020
O e-mail da irmandade é [email protected]
Programação: Folder em anexo