Terça-feira, 13 de Maio de 2025

CIDADES Sexta-feira, 24 de Abril de 2020, 08:25 - A | A

Sexta-feira, 24 de Abril de 2020, 08h:25 - A | A

CÁCERES

Estudante de 24 anos é a 8ª vítima fatal da Covid-19 em MT

O Bom da Notícia

A mais recente vítima da Covid-19 em Mato Grosso, é a estudante de fisioterapia, Juliana Akemi Matsushita, de 24 anos. Ela morreu nesta tarde de quinta-feira (23), em Cáceres. A Prefeitura do município quem notificou a Secretaria de Estado de Saúde, que confirmou a 8ª morte. 

Mato Grosso tem 221 casos confirmados de coronavírus.

O tio de Juliana, Milton Keizo Matsushita, contou à reportagem do Popular Online, que ela foi hospitalizada no início do mês e testou positivo para o coronavírus por meio de teste rápido.

Mas segundo ele, no Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (LACEN-MT), o resultado teria sido negativo. A coleta de material havia sido feita em Mirassol d´Oeste, cidade onde morava.

No entanto, com sintomas de febre, tosse e falta de ar, fez novo exame junto ao laboratório que confirmou positivo a contaminação. Sendo assim, foi encaminhada para Cáceres, onde foi sedada, entubada e medicada, diz o site de notícias de Cáceres.

A estudante cursava o sétimo semestre de fisioterapia em uma faculdade em São José dos Quatro Marcos.

Casos confirmados

Os casos confirmados estão em Cuiabá (108), Rondonópolis (35), Sinop (14), Várzea Grande (12), Tangará da Serra (5), Mirassol D’Oeste (5), São José dos Quatro Marcos (5), Primavera do Leste (6), Cáceres (4), Barra do Garças (3), Rio Branco (2), Aripuanã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Pontes e Lacerda (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Jaciara (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1) Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (4).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.