Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018, 15:36 - A | A

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018, 15h:36 - A | A

QUEIMADA

Fogo consome área e ameaça Parque Nacional de Chapada

Karollen Nadeska, da Redação

Um trabalho integrado entre o Corpo de Bombeiros Militar, equipes do Centro Integrado de Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, tenta combater um incêndio florestal que já consumiu cerca de 3.700 mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) próximo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte).


Segundo a assessoria de imprensa do CBM, o incêndio que ameaça o Parque Nacional foi detectado no último sábado (8) e iniciou próximo a região de preservação no bairro Coxipó do Ouro, em Cuiabá.


À princípio, o combate foi realizado pelos agentes do ICMBIO, que devido ao aumento de consumo de floresta acionou reforço do Centro Integrado de Multiagências, para evitar o alastramento para dentro do parque.

 

Após horas de combate, a equipe do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) assumiu o comando da operação e agiu lado a lado do Grupo de Avião Bombeiro Militar (GAVBM).

 

Divulgação

avião

Avião do Grupo de Aviação Bombeiro Militar realizando o combate

Já no domingo (09), a equipe sobrevoou a área e utilizou mais de 3 mil litros de água para cada lançamento. A água está sendo retirada de uma piscina que tem capacidade para 18 mil litros.


Conforme a assessoria do CBM, a ação está no seu 3° dia e segue com intuito de conter o avanço do fogo em direção aos morros.


Também participam do combate, militares do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciopaer), que retomaram os trabalhos no final de domingo e conseguiu extinguir a principal frente do fogo, evitando que o parque fosse atingido.


Nesta segunda-feira (10), equipes estão concentradas em 2 focos isolados que estão atingindo somente a APA.

 

Pela manhã foi realizado o combate combinado entre o GAVBM por meio do avião Air Tractor em conjunto com a equipe terrestre do ICMBIO e BEA/CBMMT.

 

Veja vídeos