icon Sexta-feira, 18 de Junho de 2021

CIDADES Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 10:16 - A | A

IFMT Cáceres apresenta 69 trabalhos na 8ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal

O Bom da Notícia

Cerca de 300 jovens estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, orientados por docentes do campus em diversas áreas do conhecimento, apresentam 69 trabalhos nas categorias de Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, durante a 8ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal .           

 

O evento realizado pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres e a Secretaria Municipal de Educação reúne, nesta quinta-feira (21.11) e sexta-feira (22.11), no Sesi Clube Cáceres, 446 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 20 escolas de 9 municípios de Mato Grosso.            

 

" A Mostra é um evento consolidado e uma oportunidade de socialização dos projetos desenvolvidos por nossos estudantes com orientação de nossos docentes com importante fomento à iniciação científica e propostas de inovação tecnológica, além de ser uma ótima oportunidade de integração com outras escolas e com a comunidade", avalia o diretor- geral do IFMT Cáceres, professor Salmo César da Silva.            

 

No IFMT Campus Cáceres os trabalhos integram o projeto de ensino baseado em investigação científica coordenado pelos professores Eliel Regis de Lima e Roney Mendes de Arruda.             

 

De acordo com Roney, as atividades são desenvolvidas no decorrer de todo o ano letivo com envolvimento de estudantes e docentes dos diversos componentes curriculares dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática. " O trabalho vai desde a escolha de tema, elaboração, desenvolvimento e acompanhamento do projeto, elaboração do resumo e banner e apresentação dos resultados. A orientação é que esse processo seja desenvolvido como recurso didático,  inclusive como critério para avaliações das disciplinas", afirma.            

 

Na parceria desenvolvida para a realização da Mostra, o IFMT Cáceres subsidiou a confecção dos banners dos projetos do campus e almoço e lanche para todas as pessoas participantes do evento.            

 

Além das categorias Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, que envolvem estudantes do Ensino Médio, a Mostra reúne também trabalhos de Iniciação Científica Mirim com estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental ( 1ª a 4ª série ou 1° a 5º ano) e de Divulgação Científica com séries finais de Ensino Fundamental (5ª a  8ª série ou 6° ao 9° ano). Serão premiados os três primeiros projetos classificados em cada categoria.             

 

Confira a relação dos trabalhos apresentados pelo IFMT Campus Cáceres no site www.cas.ifmt.edu.br



Imprimir

Comentários