Sábado, 20 de Julho de 2024

CIDADES Sábado, 21 de Outubro de 2023, 15:07 - A | A

Sábado, 21 de Outubro de 2023, 15h:07 - A | A

DIA D

Saúde de Cuiabá realiza campanha de vacinação antirrábica neste sábado

O Dia D deste sábado será realizado nas Regionais Sul e Leste, em 29 postos fixos, das 8h30 às 17h

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

Neste sábado (21) será o Dia D da Vacinação Antirrábica nas Regionais Sul e Leste de Cuiabá. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sob gestão do Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá, estarão distribuídas em 29 postos fixos, das 8h30 às 17h, sem interrupção no horário do almoço.

Esse será o primeiro sábado da campanha, que terá o dia de mobilização nas Regionais Norte e Oeste no dia 28 de outubro.

A meta da campanha neste ano é vacinar 75 mil cães e 16 mil gatos em Cuiabá, que tenham a partir de três meses de vida. Para isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará, a cada fim de semana, com 110 vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e 20 residentes da UFMT. Animais prenhes e que estejam amamentando também poderão ser vacinados. A vacina não tem contraindicação.

“A vacinação é importante não só para a saúde dos animais. A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos. Portanto, é uma questão de saúde pública, por isso reforçamos o convite aos tutores de cães e gatos, para o dia de imunização”, destaca a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses Alessandra da Costa Carvalho.

Na área rural não haverá um dia de mobilização, pois a equipe do CCZ realiza a vacinação durante visita às casas dos moradores no decorrer do período de seca.

Para os que não puderem comparecer na campanha, o Centro de Controle de Zoonoses mantém posto permanente de vacinação animal o ano todo, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.