Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

CIDADES Quarta-feira, 27 de Junho de 2018, 11:45 - A | A

Quarta-feira, 27 de Junho de 2018, 11h:45 - A | A

SUS PARA TODOS

Saúde promove roda de conversa sobre visibilidade à saúde da comunidade LGBTI

Da Redação

“Somos muitos, somos cidadãos e precisamos deste espaço para construir políticas públicas e reforçar a cidadania da comunidade LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Intersexo (Transexuais) ”, destacou Clóvis Arantes, professor universitário e ativista fundador do Movimento Livre-Mente que promove a conscientização e os direitos humanos LGBTI em Cuiabá, durante palestra para os servidores da Secretaria de Estado de Saúde, na terça-feira, dia 26/6, no período da tarde.

 

A ação interna da SES/MT foi organizada pela equipe técnica da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS) para a celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI.   O servidor da SES/MT, Rodrigo Carvalho, relatou sua experiência de vida e superações por ser homossexual.

 

“Propomos um diálogo aberto com os colegas de trabalho e que são trabalhadores do SUS – Sistema Único de Saúde – com o objetivo de contribuir para a adoção de práticas sociais e de saúde centradas na equidade, na participação e no controle social, visando com respeito às diferenças de classe social, de gênero, de orientação sexual e de identidade de gênero”, explicou Carvalho.

 

Outros servidores públicos representando as Secretarias de Estado de Educação, Cultura, SETAS, SESP e Gabinete de Governo, por meio do NAV – Núcleo de Ações Voluntárias estiveram presentes e contribuíram com suas experiências de lutas e de conquistas e falaram sobre o novo momento de aliança e de aproximação com o governo do Estado para a construção de políticas públicas em diversas áreas para contemplar as necessidades da população LGBTI, informou Menotti Griggi, jornalista, ator, ativista do movimento e servidor do NAV/MT.  

 

A representante do movimento social Mães pela diversidade, Josiane Marconi foi convidada para relatar a sua história de luta que se resume em ter de aprender a ser mãe de filha lésbica. Há três anos Josi, como é chamada, fundou o movimento no Estado para dar apoio emocional, psicológico e material para outras mães e filhos filhas e que também precisam aprender a aceitar e a conviver com a diversidade dentro de sua casa, perante a sua família e a sociedade em geral.  

 

“É importante que as mães saibam que não estão sozinhas e que é possível superar o preconceito e conviver com a diversidade de seus filhos (as). Foi com amor que aprendi a vencer o preconceito quando minha filha precisou sair da escola particular por ter sido agredida pelo fato de ser lésbica; aprendi a ter orgulho de minha filha, hoje com 23 anos, e que, com muita coragem e sabedoria, venceu as lutas com dignidade”, relatou.  

 

O movimento Mães pela diversidade é composto de profissionais voluntários e quem quer conhecer o trabalho ou mesmo estiver precisando de apoio, manter contato pelo telefone (65) 9 8118 0884.  

 

A celebração Pública do Dia Internacional do Orgulho LGBTI e que reunirá profissionais de várias secretarias do Estado, será no dia 28 de junho, às 13h30min, no Auditório Clóvis Vetoratto. O evento é aberto para a sociedade em geral.  

 

SERVIÇO:  

 

Dia: 28 de junho  

Horário: 13h30min  

Local: Auditório Clóvis Vetoratto – Palácio Paiaguás  

Evento: Celebração Pública do Dia Internacional do Orgulho LGBTI