Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

CIDADES Sábado, 06 de Abril de 2024, 08:53 - A | A

Sábado, 06 de Abril de 2024, 08h:53 - A | A

AÇÃO SOCIAL

Setasc realiza mutirão da cidadania em bairros de Cuiabá

O Bom da Notícia/ com assessoria

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) retomou os Mutirões de Cidadania, ação idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, nesta sexta-feira (05.04), em Cuiabá. A Associação Alfas Guerreiras da Fé, localizada no bairro Jardim Industriário, foi a primeira entidade a receber as ações, que seguirão durante todo o mês de abril. 

O mutirão contou com a equipe técnica na realização dos serviços de plastificação de documentos e emissão de segunda via de certidões. O diferencial deste ano nos mutirões são as inscrições abertas para a próxima edição do Casamento Abençoado, que será realizado este ano na Capital. 

“Os mutirões são extremamente importantes, muitas pessoas ainda têm dificuldades em sair de perto de onde moram para ter acesso a alguns serviços. E essa é nossa missão, estar mais próximos da população. O que pode parecer simples para alguns acaba tornando-se dificuldade para outros, essa empatia das políticas públicas com a população faz uma diferença enorme na vida do cidadão”, disse Virginia Mendes.

A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, declarou a satisfação em retomar os mutirões, em especial, com a facilidade das pessoas se inscreverem para o Casamento Abençoado. 

“É com muita alegria que estamos voltando com os serviços de cidadania nos mutirões, em mais uma ação do Governo de Mato Grosso, juntamente com a primeira-dama, Virginia Mendes. Hoje estamos na Associação Alfa Guerreiras da Fé, com a querida missionária Adriana, que comanda e auxilia tantas pessoas que necessitam. Desta vez, estamos com o diferencial das inscrições para o Casamento Abençoado e aguardamos todos, que queiram oficializar a sua união para se inscreverem”, afirmou a secretária.

Lucimara Sampaio, moradora do bairro Pedregal, que ficou sabendo do mutirão por uma amiga, disse que saiu de casa bem cedo para ser uma das primeiras pessoas a serem atendidas no mutirão. 

“Eu estou aqui desde às 06h30. Aproveitei que o meu esposo viria trabalhar e vim com ele. Já pedi a segunda via da minha certidão de nascimento e a dele também, fiz a plastificação de documentos e também a nossa inscrição para o Casamento Abençoado. Fiquei muito feliz por ter esse mutirão porque eu não teria condições de pagar a segunda via das certidões e muito melhor, pagar o cartório para casar. Isso aqui é uma benção pra gente”, afirmou.

A missionária Adriana Souza, que gere a Associação Alfa Guerreiras da Fé, agradeceu pela ação idealizada pela primeira-dama, Virginia Mendes, que segundo ela, nunca deixou de atender ao chamado daqueles que mais necessitam.

“Ela sempre nos estende as mãos quando precisamos. Que Deus a abençoe para que continue com esse trabalho tão lindo que ela faz em prol das pessoas que mais precisam. É só olhar tantas coisas que ela já fez pela população. Seja com doação de cestas, mutirões e o Programa SER Família. Sou muito grata por tudo o que ela tem feito”, disse a missionária emocionada.

Mutirão de Cidadania

O Mutirão de Cidadania da Setasc passará por diversos bairros durante o mês de abril, em Cuiabá. Na próxima terça-feira (09) o mutirão será realizado na Associação de Moradores do bairro Ouro Fino.