Setores de informática responsáveis pelo gerenciamento dos portais da Prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) conseguiram contornar o ataque sofrido por hackers neste fim de semana e restabelecer o funcionamento dos sites. A Prefeitura chegou a registrar um boletim de ocorrências reportando o ataque virtual.
Em nota, a UFMT explicou que equipes da área de tecnologia da Informação da instituição intervieram imediatamente e retirou o acesso público ao portal, com objetivo de verificar dano ou prejuízo antes do restabelecimento.
Invasão pelo grupo hacker que deixou mensagem contra corrupção no país ocorreu durante a manhã de sábado (5). Auditoria técnica irá verificar a natureza da invasão e posteriormente a instituição comunicará as autoridades competentes.
A Prefeitura da Capital informou que também teve o site invadido no sábado (5), por volta das 19h, sendo retirado do ar às 6h da manhã de domingo (6). Empresa que gerencia o portal retirou o servidor do ar e iniciou procedimento para investigar o real problema.
Site voltou ao ar após backup de segurança e voltou a funcionalidade normal. A Prefeitura, entretanto, registrou boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia em Cuiabá.