Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

CIDADES Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023, 10:55 - A | A

Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023, 10h:55 - A | A

ALIANDO TURISMO À CULTURA

Sobrado erguido em 1777, no Centro Histórico de Cuiabá, se transforma em referência para o turismo de MT

Marisa Batalha/ O Bom da Notícia/Com assessoria

(Foto: Reprodução)

Felipe Wellaton 02.jpg

  Secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, não esconde sua alegria de dar excelência ao turismo em MT

Nesta quarta-feira(20), começa a funcionar a Casa Tur no prédio da Secretaria-adjunta de Turismo, no Centro Histórico de Cuiabá.

O local funcionará como Centro de Atendimento ao Turista, além de espaço para exposição e comercialização de artesanato mato-grossense do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e atendimento do Cadastur para a regularização dos prestadores de serviços no Ministério do Turismo.

O espaço ainda abrigará a Varanda do Turista para receber e orientar visitantes com informações sobre os produtos turísticos do Estado, organizados por polos como Cerrado, Pantanal, Araguaia e Amazônia.

Ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a Casa Tur funcionará em um sobrado erguido em 1777 e tombado como Patrimônio Histórico Federal, na Rua Voluntários da Pátria, nº 118, esquina com a Rua Ricardo Franco.

A arquitetura do prédio é, aliás, um testemunho vivo da história cuiabana.

O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton(Republicanos), não esconde sua alegria ao conseguir tornar o imenso casarão, bem no centro da cidade, onde as histórias de Cuiabá estão registradas, em um espaço de excelência para o trade turístico.

"A Casa Tur funcionará das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, com eventos e exposições diárias. Ainda oferecerá suporte à informações para atração de investimentos privados por meio do Observatório do Turismo".

Ainda - de acordo com Wellaton -, a Casa Tur será um ponto de atendimento não só para o turista, mas também para os mato-grossenses.

"Queremos deixar o turismo de portas abertas para receber aqueles que querem conhecer as belezas e os atrativos turísticos do estado de Mato Grosso. É muito importante ocuparmos o Centro Histórico de Cuiabá e este casarão histórico, com mais de 200 anos, preserva essa história e toda essa trajetória cultural, que deve ser conhecida não só para quem visita, mas também como para quem mora aqui".

Para a abertura estão previstas exposições, música, comidas típicas, produtos da agricultura familiar e do turismo rural.