Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

CIDADES Sexta-feira, 08 de Setembro de 2023, 15:05 - A | A

Sexta-feira, 08 de Setembro de 2023, 15h:05 - A | A

SETEMBRO AMARELO

Suicídio não é apenas dever da saúde pública, é um problema social, diz Maluf

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

Ao ressaltar a importância de o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aderir à Campanha Setembro Amarelo, o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, ponderou que o suicídio não é apenas dever da saúde pública, mas um problema social. 

“Somente em 2022, tivemos 16 mil suicídios no Brasil, é um índice alarmante, por isso essas campanhas precisam ser realizadas pelas instituições públicas de uma forma em geral e o Tribunal de Contas está orientando e capacitando seus colaboradores no sentido de valorizar a vida e de reconhecer pessoas que têm algum distúrbio que possa levar ao suicídio. Precisamos reconhecer essas potencialidades e ajudar, a maior força é o acolhimento humano. Temos motivos mais do que suficientes para promover a vida e prevenir o suicídio e isso se faz no Setembro Amarelo”, declarou. 

Promovida em parceria pela Comissão Permanente e pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), a programação da campanha inclui uma palestra sobre Saúde Mental com o coordenador do projeto “Viver é a melhor solução”, escritor e empreendedor social Alan Barros, a partir das 8h do dia 21, no Espaço Cultural Liu Arruda. 

Na data, representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) também estarão na recepção do Edifício Marechal Rondon promovendo orientações e encaminhamentos e distribuindo material educativo. Ao longo do mês serão realizadas ainda outras atividades de fortalecimento das conexões sociais e busca do equilíbrio emocional. 

Setembro é o mês dedicado ao alerta a transtornos mentais e combate ao suicídio. Atualmente, Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo e, em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Clique aqui e saiba mais.