Sábado, 26 de Abril de 2025

CIDADES Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 16:38 - A | A

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 16h:38 - A | A

VEJA VÍDEO

Temporal em Cuiabá causa sérios estragos, derruba teto de hospital e deixa milhares sem energia

Da Redação do O Bom da Notícia

A chuva forte que caiu em Cuiabá na tarde desta segunda-feira (30) deixou sérios estragos por diversos pontos da cidade. Conforme apurado pela reportagem, um dos maiores danos teve como alvo o Hospital Estadual Santa Casa de Misericódia, onde em um dos espaços da unidade o teto caiu e em outra parte, na área de tratamento intensivo ficou inteiramente alagada, mas sem feridos.

Vídeos e imagens que circulam pelas redes sociais ainda mostraram vários pontos da cidade com as ruas cheias de água e árvores caídas. Como a Prainha, em especial, próximo ao Colégio Salesiano São Gonçalo. Além de bairros como Jardim Cuiabá com pontos de grande estrangulamento do trânsito, em particular, no Córrego 8 de Abril que acabou  inundando as ruas laterais.

Além disso, há relatos de que algumas regiões próximas à Avenida Miguel Sutil que ficaram sem energia devido à queda de árvores na rede elétrica. E alagamentos na Avenida Mato Grosso e no bairro Baú, entre a rua onde fica a Clínica Femina e o Colégio Isac Newton.

Por meio de nota, a Energisa Mato Grosso disse que cerca de seis mil clientes ainda são impactados com os efeitos do temporal, a maior parte na região central, com mais de 500 ocorrências em atendimento - entre quedas de galhos sobre a rede e fios rompidos.

O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou maiores informações sobre chamados em decorrência do temporal. 

 Alerta

A Defesa Civil de Mato Grosso emitiu nesta segunda-feira um alerta de chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos de 40 a 60 Km/h, podendo causar justamente o que foi visto: risco de queda de galhos de árvore, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta é para Cuiabá e outros 76 municípios de Mato Grosso.  A Capital amanheceu ensolarada nesta segunda (30), os termômetros registraram máxima de 39°C. Na terça-feira (31), será ainda mais quente com a máxima será de 40°C. Já na quarta-feira (1), a chuva dará um alívio e a mínima chega a 29°C.  

Veja nota da Energisa

A Energisa Mato Grosso informa que está atuando em regime de contingência, com reforço de equipes, por conta do temporal que atingiu Cuiabá nesta segunda-feira, a partir das 14h. Neste momento, seis mil clientes ainda são impactados, a maior parte na região central, com mais de 500 ocorrências em atendimento - entre quedas de galhos sobre a rede e fios rompidos. Por isso, a companhia pede atenção à população quanto à segurança. Ao ver cabo partido, ainda que seja de telefonia ou internet, a orientação é não tocar, pois ele pode estar energizado. O correto é isolar a área e chamar a Energisa. Os canais de atendimento são:

- Aplicativo Energisa On

- Site: energisa.com.br     

- WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br

- Call Center: 0800 646 4196.

A previsão é que o atendimento seja normalizado até o início da noite. Segundo a consultora da Energisa, a meteorologista Ana Paula Paes, o vento passou dos 70km/h com 30 mm de chuva em uma única hora. Além disso, dados do ELAT/INPE registraram 1.396 descargas elétricas no período.

A instabilidade atmosférica foi provocada pela combinação de calor, umidade e o padrão de ventos na baixa e média troposfera. Para amanhã, apesar de algumas variações no padrão de ventos, ainda há chances de pancadas de chuva isolada na região.

Veja vídeo