Com autorização judicial, a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) doou 171 pares de tênis réplicas de marcas diversas, apreendidos em ação policial contra o comércio de produtos falsificados, ocorrida no ano de 2015. A entrega dos produtos apreendidos ocorreu na sexta-feira (17), em cumprimento da ordem judicial, da 8ª Vara Criminal de Cuiabá.
Os pares de tênis foram entregues, em termo de doação, na Igreja Nossa Senhora da Guadalupe, em Cuiabá, para destinação a uma instituição filantrópica, que conta com ajuda de pessoas voluntárias para assistência de 30 famílias cadastradas, todas de baixa renda, moradoras dos bairros Paiaguás, Ubirajara, Ribeirão da Ponte, Sucuri, Amperco, Alto da Boa Vista, Despraiado, Santa Clara, Duque de Caxias.
Cada família tem em média cinco integrantes que são amparadas pela Igreja Nossa Senhora da Guadalupe, com doações de cesta básicas, visitas e acompanhamentos socioeducativo, além apoio a pessoas doentes.
De acordo com delegado titular da Decon, Antônio Carlos Araújo, o pedido de doação a pessoas carentes, ao invés da destruição, foi uma iniciativa da Delegacia do Consumidor dentro do inquérito policial da operação Maculan, realizada em 2015. Na ocasião foram apreendidos 171 tênis de marcas falsificadas.
“O Judiciário entendeu que produtos têm utilidade para as pessoas de baixa renda, promovendo uma ação de caráter social por parte da Decon”, disse o delegado. (As informações são da PJC/MT)