Durante dois mandatos [2012-2016] na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) criou diversos Projetos de Lei sem abrir mão dos costumes, das velhas tradições da cuiabania. Contudo, há um que, com toda certeza, não será esquecido pela população: o atendimento prioritário aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), da capital.
Em uma luta sem tréguas, Juca conseguiu sancionar a Lei de Nº 6.509/2020, de sua autoria, estabelecendo este atendimento prioritário e, sobretudo, humanitário, aos autistas. Exigindo que os estabelecimentos públicos e privados passassem a estampar, em local visível, o símbolo para a conscientização do autismo. Informando que os portadores do Transtorno do Espectro Autista e seus acompanhantes têm direito a atendimento prioritário.
Desde então, Cuiabá ganhou uma placa com laço colorido feito de quebra-cabeças, fazendo referência aos autistas.
O êxito foi tão grande que o projeto do vereador Juca do Guaraná acabou servindo de referências para várias outras cidades.
Juca se lembra do quanto ficou emocionado após receber algumas mães que expuseram suas dificuldades com os filhos autistas. Aí, diz ele, não pensou duas vezes para tomar a iniciativa de propor o projeto na Casa de Leis cuiabana. Fazendo questão de frisar que não tem filhos e nem familiares com o transtorno do espectro autista, no entanto, se comoveu profundamente com os relatos das mães que tem estes ‘anjos especiais’.
“Quando uma das mães me disse que como o autismo não tem uma caraterística ou fisionomia que revele o transtorno, para eles acabam sendo um verdadeiro sofrimento ficar, por exemplo, em uma fila. E para os pais destes autistas, um constrangimento, pois o Transtorno do Espectro Autista não é algo que as pessoas identificam rapidamente, muita gente ainda confunde com inquietação. Assim, a informação é uma forma de inclusão”, ressalta o parlamentar.
Ainda de acordo com o vereador emedebista, para apresentar um projeto em favor da sociedade cuiabana é simples: basta ter empatia pelo próximo.
E é sob este conceito que o vereador pauta suas propostas, projetos, requerimentos e até mesmo as suas emendas impositivas, pensando sempre como, de fato, ajudar as pessoas. E é ainda sob este alicerce que Juca do Guaraná busca seu terceiro mandato na Câmara de Vereadores. Porque sua prioridade é continuar ‘fazendo mais por sua gente’.
Sobre o parlamentar
Juca do Guaraná Filho é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e na Casa de Leis cuiabana sempre foi favorável as causas de cunho social.
Desta forma criou o Gabinete Itinerante, com o objetivo não só de aproximar o parlamento municipal da comunidade, como ainda levantar as principais necessidades estruturais, em especial, dos bairros carentes da Capital. A ação já percorreu as quatro regionais da Capital e desde de 2013, já totalizou mais de 10 mil atendimentos.
Outra luta que Juca se orgulha é o projeto para tornar obrigatória, a emissão de contas em braile. Como forma de assegurar aos portadores deficiência visual, o recebimento de boletos como as contas de água‚ energia‚ telefonia e tributos municipais.
Ao lembrar que os deficientes visuais passam por constrangimentos‚ pois dependem de outras pessoas para ler os extratos e correspondências‚ muitas vezes de natureza confidencial. Há também o projeto para aumentar em 10%, as cotas habitacionais para idosos carentes, dentro Programas Habitacionais Públicos.
Sem deixar de citar, sobretudo, que Juca foi o único vereador que teve um projeto direcionado para o transporte coletivo, sendo aprovado e implantado. Dispondo o aumento de tempo para integração no ônibus coletivo no município de Cuiabá, que antes era de 1 hora, para 2 horas e 30 minutos.