Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

ESPORTES Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 18:11 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 18h:11 - A | A

RUMO A PARIS

Bolsista do Governo, atleta de MT busca índice olímpico no Grande Prêmio de Cuiabá nesta quarta

Competição terá atletas de 16 países na corrida pela vaga olímpica

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A atleta de Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá) Lissandra Maysa Campos, bolsista do Projeto Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), é uma dos atletas que irão disputar o Grande Prêmio Brasil - Cuiabá nesta quarta-feira (15), em busca de um índice olímpico.

O evento, que reúne competidores brasileiros e estrangeiros, será realizado no Centro de Treinamento Olímpico (COT) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

A atleta mato-grossense volta a competir em casa depois de ter conquistado a medalha de prata no salto em distância (6,53 m) no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, realizado no fim de semana. "Toda a minha família está envolvida no sonho olímpico, e estou competindo pela vaga nos Jogos de Paris", disse Lissandra.

A competição vale índice olímpico e pontos no ranking mundial para os Jogos de Paris. Entre os destaques do Brasil estão o campeão mundial Darlan Romani e Welington Silva Morais, o Maranhão, dupla do arremesso de peso. Ambos ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, no Ibero-Americano.

O GP Cuiabá é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) com patrocínio do Governo Federal, apoio do Governo do Estado e parcerias com a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), UFMT e SESI-MT.

Depois de Cuiabá, o atletismo vai para o Rio de Janeiro, para o Grande Prêmio Brasil - Niterói, no domingo (19), na nova pista da Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá. As duas etapas do GP Brasil são meetings do World Athletics Continental Tour Challenge, na categoria D. Os países presentes são: Argentina, Bahrein, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guiana, Jamaica, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A cerimônia de abertura do GP Brasil - Cuiabá será às 18h30, com as provas na sequência, até às 21h30. A entrada é gratuita e haverá transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil (COB) e da CBAt.

Serão 14 provas: 200 m, 400 m, 800 m, 400 m com barreiras, salto em altura, salto em distância, salto triplo, arremesso do peso, lançamento do dardo e lançamento do disco, feminino e masculino; 100 m com barreiras e salto com vara, feminino; 110 m com barreiras e 1.500 m, masculino. 

Campeonato Ibero-Americano de Atletismo 2024

O público de Cuiabá lotou as arquibancadas da UFMT no Campeonato Ibero-Americano (10 a 12.05). Cerca de 10 mil pessoas acompanharam os três dias de competições. A expectativa é de casa cheia novamente.