Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

ESPORTES Domingo, 30 de Abril de 2023, 19:02 - A | A

Domingo, 30 de Abril de 2023, 19h:02 - A | A

Botafogo vence o Flamengo com um jogador a menos e assume a liderança do Brasileirão

Esportes

O Botafogo quebra tabu e vence o Flamengo, neste domingo (30.04), no Maracanã pelo Brasileirão após oito anos e com um jogador a menos.

A vitória surpreendente derrubou a estratégia de Sampaoli, que perdeu Gérson por lesão no aquecimento e cometeu estranhas decisões táticas. 

O jogo foi marcado por contra-ataques do Botafogo, que marcou seus dois gols no segundo tempo, com destaque para Tiquinho Soares e Danilo Barbosa. 

Embora o Flamengo tenha pressionado com Éverton Ribeiro em campo, a defesa do Botafogo, liderada por Lucas Perri, fez grandes defesas e garantiu a vitória por 3 x 2. 

O Botafogo agora chega a 12 partidas sem derrotas, a maior série invicta entre todos os times da Série A nesta temporada.

O jogo

O clássico começou com o Flamengo controlando a posse de bola e buscando chegar ao ataque na troca de passes. Logo aos cinco muitos, a primeira chance clara de gol. Wesley, pela direita, cruzou rasteiro na área, Vidal apareceu livre e finaliza. A bola vai na trave direita do goleiro alvinegro.

Aos 11’, Ayrton Lucas levantou na área, a defesa do Botafogo não conseguiu cortar e a bola sobrou para Cebolinha arriscar o chute de primeira de fora da área. Lucas Perri fez a defesa. O time rubro-negro seguia com controle absoluto da bola. Aos 16’, Cebolinha tocou para Ayrton na esquerda, ele puxa para o meio e solta a bomba para defesa do goleiro.

Aos 27, Victor Sá foi derrubado na área e a árbitra marcou o pênalti. Tiquinho foi para cobrança e abriu o marcador para o Botafogo no Maracanã: 1 a 0. Após o gol, o Rubro-Negro continuou pressionando o adversário. Aos 36’, Léo Pereira cruzou na área e Pedro cabeceou a bola para outra grande defesa do goleiro.

Nos acréscimos da primeira etapa, o Botafogo ampliou com Danilo Barbosa, que subiu sozinho para cabecear após escanteio: 2 a 0.  O Flamengo foi para o intervalo precisando reverter a desvantagem de dois gols.

Com menos de um minuto, o Flamengo criou a melhor chance no jogo. Everton Ribeiro deu belo passa para Gabi na área, mas o atacante finalizou fraco. Na sequência, outro bolão de Ribeiro para o camisa 10, que novamente perde a chance de diminuir.

Logo no início, o Botafogo ficou com um homem a menos após o lateral Rafael acertar a sola em Cebolinha e levar o segundo cartão amarelo. Com a superioridade numérica, o Fla foi para cima em busca do primeiro. Cebolinha desceu pela esquerda, ajeitou para a perna boa e bateu forte. Lucas Perri salvou com a ponta dos dedos.

Até que aos 12’, o Mengão diminuiu no Maraca! Fabrício Bruno, pela direita, deu um cruzamento certeiro para Léo Pereira chegar batendo de primeira para estufar as redes: 2 a 1. O Mais Querido seguiu todo no ataque em busca do empate. Boa jogada entre Wesley e Everton Ribeiro na direita, o camisa 7 cruzou rasteiro e Gabi perdeu mais uma grande chance.

Aos 25’, o Botafogo ampliou novamente com Tiquinho Soares, que bateu de primeira dentro da área: 3 a 1. O Rubro-Negro não se abateu e correu atrás do segundo gol, que saiu aos 40’. Everton Ribeiro cobrou escanteio na área e novamente Léo Pereira, desta vez de cabeça, completou para as redes: 3 a 2.

Aos 43’, Matheus França foi lançado na área e cruzou para trás. David Luiz cabeceou com perigo, mas a bola foi para fora. Nos acréscimos, Matheus França fez grande jogada, invadiu a área e tocou para Marinho, que dominou e bateu colocado. Mais uma vez, Lucas Perri salva o Botafogo.

O Flamengo tentou o empate até o último minuto, mas acabou saindo derrotado.

Ficha técnica

Flamengo 2×3 Botafogo 

3ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã-RJ
Data: 30/04/2023
Arbitragem: Edina Alves Batista (SP), Neuza Ines Back (SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
Cartões amarelos: Gabi (FLA), Vidal (FLA), Rafael (BOT), David Luiz (FLA), Thiago Maia (FLA), Tiquinho Soares (FLA) e Victor Cuesta (BOT)
Cartão vermelho: Rafael (BOT)
Gols: Tiquinho Soares (29’1ºT e 25’2ºT), Danilo Barbosa (49’1ºT) e Léo Pereira (12’2ºT e 40’2ºT).

Flamengo: Santos; Wesley (Marinho), Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Everton Ribeiro); Thiago Maia (Victor Hugo), Vidal (Matheus França) e Cebolinha (Bruno Henrique); Gabi e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli.

Botafogo: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Philipe Sampaio) e Eduardo (Marlon Freitas); Júnior Santos (Di Placido), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro.

Fonte: Esportes