Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

ESPORTES Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 18:57 - A | A

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 18h:57 - A | A

REGIÃO SUL

Jaciara recebe etapa regional dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses

A abertura do evento esportivo promovido pela Secel será realizada nesta sexta-feira (14), às 19h30, no ginásio Guido Chimatti

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Os Jogos Escolares e os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses seguem para mais uma etapa regional, desta vez na região esportiva Sul. De sexta (14) até a próxima quarta-feira (19.06), Jaciara recebe as competições que são promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com o município-sede.

A abertura oficial do evento esportivo será realizada nesta sexta-feira (14), às 19h30, no ginásio municipal de esportes Guido Inocêncio Chimatti, em Jaciara. 

A estimativa é que a etapa regional Sul reúna mais de 500 participantes, dentre atletas, técnicos e dirigentes. Nos Jogos Escolares serão 34 equipes compostas por estudantes de 12 a 14 anos. Já os Jogos Estudantis serão disputados por 32 seleções municipais com atletas de 15 a 17 anos. 

Participam das competições equipes escolares e seleções dos municípios de Alto Garças, Jaciara, Pedra Preta, São Pedro da Cipa, Rondonópolis, Itiquira, Alto Araguaia, Juscimeira e Santo Antônio de Leverger.

Nessa fase regional, as competições envolvem as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol e contam com times masculinos e femininos. Divididas por modalidades, as partidas acontecem em espaços esportivos diferentes na cidade.

O ginásio da Escola Dom Bosco abriga as disputas de basquetebol, handebol e voleibol e o ginásio Guido Chimatti, jogos de futsal e também de voleibol. No ginásio da Escola Amélia Freire acontecem mais algumas partidas de futsal e basquetebol. 

As fases regionais dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis já foram realizadas nas regiões Centro Norte, Oeste, Médio Norte, Sudeste e Sudoeste. Após a regional Sul, outras quatro etapas estão programadas para ocorrer até o mês de julho, envolvendo, ao final, os municípios de todas regiões do Estado.

As equipes e seleções campeãs regionais garantem vaga em suas respectivas etapas estaduais, que serão realizadas em julho. Para realizar as competições escolares, a Secel conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).