Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

JUDICIÁRIO Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018, 16:40 - A | A

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018, 16h:40 - A | A

ANIVERSÁRIO JUSTIÇA ELEITORAL

TRE comemora 86 anos homenageando a sociedade

TJMT

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) completou 86 anos de existência e na cerimônia de comemoração a instituição conferiu diversas honrarias aos representantes da iniciativa pública e privada que de alguma forma auxiliaram a Justiça eleitoral no Estado. O evento foi realizado no Plenário na quarta-feira (14 de novembro). Foram entregues colares, medalhas e broches de mérito eleitoral, além de diplomas de honra.
 
 
De acordo com o presidente do TRE, desembargador Marcio Vidal, a instituição não pode deixar de lembrar daqueles que ajudam a Justiça Eleitoral na garantia da democracia brasileira. “Qualquer instituição que queira cultuar sua historia deve ser justa com aquelas pessoas que ajudaram a construí-la e que mantêm esse Poder. É um momento de comemoração, no qual devemos outorgar as honrarias às pessoas que nos auxiliam há décadas”, pontuou o presidente.
 
 
O vice-presidente do TRE, desembargador Pedro Sakamoto, enalteceu a importância dos colaboradores para a realização das eleições, ou de ações como a recadastramento biométrico. “Por meio de resolução, criamos essa forma de reconhecer o trabalho de todos que contribuíram para o serviço prestado pela justiça eleitoral. Nesse ano que tivemos a biometria, por exemplo, contamos com o apoio de parceiros da iniciativa privada e de aliados na iniciativa pública que foram essenciais para que pudéssemos alcançar o sucesso das ações. Nos sentimos honrados e felizes por ter recebido o auxílio de todas essas entidades”, ponderou Sakamoto.
 
 
Para o juiz Mario Kono essa é a primeira vez que ele vê um reconhecimento público dado à sociedade. “São 86 anos em que muitas pessoas, magistrados, promotores e advogados trabalharam para que a justiça eleitoral fosse mantida e a democracia ficasse de pé. Pela primeira vez, nos meus 26 anos de carreira, vejo um reconhecimento partindo da instituição. Vejo que agora há uma lembrança, um reconhecimento de todos aqueles que contribuíram para esse grande processo democrático”, elogiou.
 
 
Por fim, o juiz Antônio Peleja relembrou que todos os integrantes da sociedade é que tornam possível a realização das eleições brasileiras. “Esse é o momento do Tribunal Regional Eleitoral agradecer os serviços doados pela sociedade. Vários cidadãos que colaboraram por décadas, como servidores, mesários foram homenageados. O senhor Marinho, ao qual entreguei a homenagem, já contribuiu com o TRE há 19 eleições e isso é muito importante. Essa pessoa faz parte da Justiça Eleitoral e a compõe. Muito importante é que esse cidadão que se doa, seja lembrado e homenageado pela instituição”, apontou.
 
 
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso foi fundado em 11 de novembro de 1932. As homenagens ainda foram feitas para instituições que colaboraram com o TRE-MT ao longo de sua história.