Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

O BOM DA VIDA Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 17:06 - A | A

Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 17h:06 - A | A

INGRESSOS À VENDA

Bandas autorais se reúnem em evento de rock alternativo em Cuiabá

‘Faça você mesmo’ está na 2º edição e contribui para a construção de uma nova cena na capital

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O rock alternativo segue retomando seu espaço na agenda cultural de Cuiabá-MT com a segunda edição do 'Faça você mesmo', que ocorre no próximo dia 10 de maio, sexta-feira. O evento promete reunir no Beco do Papa, diferentes gerações com shows das bandas Fuzzly, Khaali, Homônimo e Colisão Interna, representantes do gênero musical que compõem a programação com início às 20h.

Os ingressos já estão à venda no valor de R$ 20,00 o primeiro lote pelo www.sympla.com.br. Além das atrações musicais, o evento terá exposição de artes e artesanatos, flash tattoo, leitura de tarô, venda de discos de vinil, bar e hamburgueria, além de sorteios de disco e corte de cabelo.

Um espaço para apresentações de rock alternativo com incentivo a artistas independentes. Essa é a proposta do 'Faça você mesmo'. “O evento surgiu da necessidade de bandas da região de um cenário para apresentarem os seus trabalho e ter, com a venda de ingressos, uma remuneração para continuar a investir, e cada vez mais, no seu fazer musical autoral. E que fosse de forma frequente", explica Sara Castillo, vocalista da banda Khaali e idealizadora do evento.

O projeto é uma iniciativa da Khaali, mas pretende rodízio de bandas e construção coletiva. Além da anfitriã e da banda Homônimo, a primeira edição também reuniu as bandas Soloardor e Metrópole Sombrê em março deste ano. Para Sara, momento propício para o desenvolvimento de uma nova cena.

"Nós estamos retornando a uma cultura de festivais e Cuiabá já tem quatro deles. O Vambora, o Baguncinha, o Viva a Cena e, recentemente, a primeira edição do Do Mato Festival. Um evento excelente pro rock alternativo, proporcionando, além de apresentações, a gravação de músicas das bandas participantes", destaca Sara.

Mas além de atender a uma demanda latente, o ‘Faça você mesmo’ tem propósito a longo prazo. Isso porque, como o nome sugere, o evento é também uma forma de inspirar. Segundo Sara, "inspirar pessoas e grupos a dialogarem, se encontrarem e, inclusive, a formarem novas bandas. Bandas de gêneros diversos, pessoas e propostas diversas. Cuiabá - e Mato Grosso de forma geral - respirou muito disso, já fomos uma incubadora de bandas. Há 20 anos atrás, todo mundo tinha banda".

Sara Castillo ainda reforça que o 'Faça você mesmo' é um evento totalmente independente que se auto custeia. “Cada um ali apoia com o seu fazer artístico. Portanto, o público também tem participação garantindo ingresso e marcando presença”.

Conheça as bandas da 2ª edição do ‘Faça você mesmo’:

Há 20 anos na estrada, a Fuzzly tem uma sólida reputação no underground nacional e sul-americano. Considerada hoje uma das pioneiros do stoner rock brasileiro, a banda encorpa a noite e deixa em solo cuiabano, novamente, suas impressões da música experimental pesada psicodélica. Quem conhece a história, sabe a pedrada que é cada show. É stoner rock barulhento e de primeira qualidade, cheio de climas e energia hipnotizante.

Khaali chega representando o som das riot grrrls e incorporando as personas das mulheres raivosas do rock com suas melodias soft&hard. A banda tem se destacado pelo seu som autoral saudosista que bebe muito do som de garagem anos 90/2000. A Khaali tem se reinventado a cada show - “destroy to reborn”, elas dizem -, mostrando que mulher também sabe fazer som pesado.

Atravessando diversos estilos, Homônimo nasce da profunda vontade de transitar pelos gêneros musicais brasileiros e explorar suas intersecções com o rock progressivo. Eletrizante e autêntico, é uma banda para acompanhar e se surpreender com a excelente execução musical de todos seus integrantes.

Colisão Interna traz para a noite a sua música-poesia, representando o autoral em todas as instâncias e entrelaçando as artes no mais puro sentido de colidir a Literatura, a Música e o Ser, o som autoral da banda nos atravessa de forma potente e certeira.