Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025

O BOM DA VIDA Quinta-feira, 09 de Maio de 2024, 14:41 - A | A

Quinta-feira, 09 de Maio de 2024, 14h:41 - A | A

ESTAÇÃO CULTURA

Biblioteca recebe evento cultural com roda de leitura sobre leis abolicionistas

Leituras terão um olhar crítico sobre a Abolição; evento acontece neste sábado (11), e contará ainda com espetáculo teatral, feira de livros e exposição

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça recebe no próximo sábado (11), às 19h, o encontro Estação Cultura – especial Abolição. Realizado pelo Instituto de Estudos Socioculturais de Chapada dos Guimarães (IESC), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento contará com roda de leitura crítica das leis abolicionistas, espetáculo teatral, feira de livros e exposição. 

De tratados para o fim do tráfico de africanos, de 1810, à Lei Áurea, de 1888, os artigos de leis serão divulgados e debatidos na roda de leitura crítica visando o entendimento dos fundamentos do racismo no país. 

A temática negritude e ancestralidade acompanha a performance teatral “O Auto dos Corações ao Mar”, apresentada pelo artista Vinicius Brasilino. O poeta Márcio Mendes também participa da seção artística do evento. O encontro cultural terá ainda feira de livros e exposição de telas de personalidades negras e de artistas plásticos mato-grossenses. 

Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, a atividade marca o mês em que foi assinada a Lei Áurea que aboliu a escravatura no Brasil. A realização tem a coordenação geral da historiadora e escritora Amélia Alves e curadoria do presidente do Pen Clube MT, Airton Reis, na feira e exposição.