Domingo, 21 de Julho de 2024

O BOM DA VIDA Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 14:20 - A | A

Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 14h:20 - A | A

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Coletivo Cuiabá apresenta peça “Pelos Olhares” no próximo sábado na Sala Anderson Flores, no Cine Teatro

É a primeira vez que as crianças se apresentam em um teatro; a entrada é gratuita

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

No próximo sábado (03), às 19 horas acontece a peça teatral “Pelos Olhares”, na Sala Anderson Flores, no Cine Teatro Cuiabá. A apresentação é feita pelos alunos de teatro do Coletivo Cuiabá, uma associação sem fins lucrativos que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação extracurricular. É a primeira vez que a turma se apresenta em um teatro na capital. E a entrada é gratuita.

“Pelos Olhares” é uma livre criação de partituras gestuais, corporais e emotivas dos pequenos atores do Coletivo Cuiabá. Todas as cenas são resultados dos trabalhos feitos em sala de ensaio e dos olhares das crianças com cada jogo teatral. Unindo poemas infantis sobre o direito das crianças com as partituras cênicas foi criado o que tanto as crianças queriam: apresentar uma peça em um “teatro de verdade”.

De acordo com a professora de teatro, Fernanda Trindade é contagiante ver o brilho nos olhos das crianças ao entrar no espaço cênico e ver um sonho virar realidade para muitos deles com essa apresentação. “No último sábado fizemos o ensaio geral lá no Cine Teatro e foi uma mistura de sentimentos. Para muitos foi a primeira vez que foram em um teatro, então eles estavam meio anestesiados com o espaço, a iluminação e a ansiedade pela apresentação. Mas, o que mais me deixa feliz é de ver o compromisso que muitos deles tem com tudo isso”, disse a professora voluntária.

São quatro anos consecutivos de teatro na grade curricular da Associação. Nessa apresentação, serão 27 alunos em cena com idades que variam dos 6 a 17 anos. Um desafio e tanto para organização de todos os voluntários. A presidente do Coletivo Cuiabá, Michelle Dreher explica que a Casa Coletiva é uma incubadora que recebe voluntários e viabiliza a estrutura e as ferramentas necessárias para execução das atividades, incluindo o teatro.

“Quero agradecer a todos os voluntários que estão fazendo essa peça teatral virar uma realidade na vida dos nossos pequenos. Fizemos desde campanha de arrecadação para o figurino até arrecadação para os lanches e transporte para o local da apresentação. Costumamos dizer que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos, são muitos os envolvidos, por isso quero aqui deixar todo o nosso agradecimento”, finaliza Michelle.

Sobre o Coletivo Cuiabá

O Coletivo Cuiabá é uma Associação fundada em 2013 com o objetivo de criar intervenções e ações que contribuíssem com a melhoria da nossa cidade. Começaram em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças, Natal, entre outras.

Depois de um ano conseguiram construir a Casa Coletiva, no Jardim Gramado, para dar continuidade na interação. Atualmente a Casa funciona de terça-feira a sábado com uma biblioteca comunitária, aulas de violão, inglês, Jiu Jitsu, roda de leitura, teatro, matemática, dentre outras atendendo cerca de 90 crianças semanalmente.