Terça-feira, 23 de Julho de 2024

O BOM DA VIDA Sexta-feira, 31 de Março de 2023, 15:10 - A | A

Sexta-feira, 31 de Março de 2023, 15h:10 - A | A

WORLD CRIATIVITY DAY 2023

Empreendora cuiabana traz festival mundial para a capital

O Bom da Notícia/Com Assessoria

Atriz, diretora, produtora, empresária, ativista. São muitas as facetas de Kyara Jacob. A empreendedora cuiabana, de 30 anos, é a líder do World Creativity Day 2023 em Cuiabá, evento que acontece de 20 a 22 de abril. Com a chancela da Organização das Nações Unidas, a ONU, a iniciativa fomenta a economia criativa e a sustentabilidade mundo afora, tendo a capital de Mato Grosso como destino certo na rota do engajamento desse grande movimento.

O maior festival colaborativo de criatividade e inovação do mundo traz como tema este ano A Era dos Criadores de Impacto e vai promover uma série de atividades gratuitas de educação, cultura e entretenimento para acelerar o desenvolvimento econômico sustentável.

Criado no Brasil em 2014, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a ONU aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4 mil atividades em 146 cidades de 22 países, com a participação de 80 mil pessoas e a distribuição de 100 mil bolsas de estudos para jovens e profissionais em transição de carreira.

“Fico muito feliz em poder proporcionar para Mato Grosso um evento como esse, que mobiliza diversos segmentos da sociedade, unindo profissionais de diversos setores para agregar conhecimento e compartilhar histórias de pessoas que construíram projetos incríveis”, destaca Kyara Jacob.

Criadores de impacto - Cada vez mais, crianças e adolescentes afirmam que ser um criador de conteúdo é um sonho para seu futuro profissional. Mas qual é a influência e o impacto dos criadores de conteúdo na construção de um futuro mais sustentável e melhor para todos?

A organização do World Creativity Day destaca que entre os objetivos do evento está conciliar o debate entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as ferramentas e aplicativos digitais, conectando pessoas e empresas iniciantes a organizações e projetos que apoiam o trabalho dos criadores. Assim, é possível ajudar a girar a economia criativa, de videomakers e maquiadores a gerentes de negócios, contadores, consultores de branding e investidores.

"O Dia Mundial da Criatividade tem como propósito conscientizar o mundo sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas. Isso pauta a edição de 2023. Com muito orgulho, podemos dizer que a nossa comunidade é formada por centenas deles e que, juntos, promoveremos o desenvolvimento humano e profissional de milhares de pessoas através da Revolução Criativa.", afirma Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade e diretor executivo da World Creativity Organization.

Criatividade como guia – Criadora de impacto reconhecida na cena criativa nacional, Kyara Jacob conta que sua trajetória foi marcada por muito aprendizado, descobertas e, não por acaso, trabalho duro. As altas doses de criatividade e a característica mente inquieta fizeram com que a cuiabana chegasse, nada mais nada menos, ao renomado Festival de Cannes, na França, em 2021. Ela assina a produção executiva do curta-metragem “Nada de Bom Acontece Depois dos 30”, do diretor Lucas Vasconcelos, com várias premiações nacionais e internacionais.

“O teatro foi o ponto de partida dos meus ofícios. Logo depois o cinema e a música, como campos de experiência, e tive também a oportunidade de participar de diversos markets e importantes premiações. Mas os bastidores dessa longa jornada, acumulam momentos árduos de muitos sacrifícios, estudos e principalmente: criatividade”, destaca.