Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

O BOM DA VIDA Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023, 14:41 - A | A

Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023, 14h:41 - A | A

50 ANOS DE HIP HOP

Festival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” reúne mais de 2 mil pessoas

Evento contou com DJ do Racionais MC’s e Fabio Brazza, além de campeonatos de skate, basquete, breaking e batalha de rima

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O Festival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” reuniu mais de 2 mil pessoas no último sábado (25), no Ginásio Verdinho, em Cuiabá. O evento foi uma comemoração aos 50 anos do hip hop no mundo e, também, uma alusão ao mês da consciência negra.

Vale lembrar que o Hip Hop é um movimento criado por jovens negros e latino-americanos nos Estados Unidos, nos anos 1970, e conta com quatro elementos principais: o rap, o breaking, o grafite e os DJ’s.

No Festival Realize-se, todos os elementos fizeram parte da extensa programação. “Nós tivemos rappers aqui de Mato Grosso que são essenciais para a cultura hip hop, como Conduta do Gueto, DJ Taba e Doctor P.A., música soul com Henrique Maluf e Anselmo Parabá, bem como atrações nacionais com nomes como KL Jay, DJ do Racionais MC’s e o Fábio Brazza. Também contamos com campeonato de breaking, batalha de rima, basquete e grafite. Foi um evento lindo, bem organizado e pensado para a sociedade cuiabana, que pode prestigiar uma super estrutura e, o melhor, de graça”, destacou o presidente do Instituto Realize, P. Brother.

Além do entretenimento e dos esportes citados, o Festival Realize-se contou ainda com flash tatto, cortes de cabelo e uma roda de conversa com o tema “Consciência Negra e Hip Hop - 50 anos de lutas”, que foi composta pela presidente da Academia Mato-grossense de Letras e escritora Luciene Carvalho, a cantora Pacha Ana e os rappers Mano Raul, Linha Dura e Dj Spinha.

“A roda de conversa foi um dos pontos altos do evento, que teve essa proposta, como o prórpio nome diz: ser um espaço de cultura urbana integrada. Tivemos a circulação de mais de 2 mil pessoas, dentre elas crianças, jovens e adultos, mostrando que a população local precisa de mais eventos desta natureza. Tivemos competições acirradas, público empolgado, uma excelente estrutura segundo os próprios rappers e também quem por lá esteve. Estamos felizes com os frutos colhidos e Cuiabá pode esperar um próximo festival ainda melhor”, completou um dos idealizadores do evento e também do Instituto Realize, Henrique Maluf.