Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025

O BOM DA VIDA Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 11:04 - A | A

Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 11h:04 - A | A

CULTURA EM ALTA

Flor Ribeirinha leva o Siriri mato-grossense à Times Square e encanta americanos

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso e referência internacional da cultura popular brasileira, protagonizou um momento histórico neste final de semana, ao se apresentar na Times Square, em Nova York-Estados Unidos.

Em meio aos gigantescos telões da avenida mais famosa do mundo, as imagens do grupo foram exibidas enquanto os artistas dançavam o tradicional Siriri, expressão autêntica das raízes cuiabanas e símbolo da alegria e resistência do povo mato-grossense. Esta foi a primeira vez, que uma manifestação popular típica do estado ganhou projeção em um dos palcos mais emblemáticos do planeta, o que representa um marco histórico para a cultura de Mato Grosso.

Na avaliação do diretor geral do grupo Flor Ribeirinha, Avinner Silva, a presença na Times Square reafirma a força da identidade mato-grossense e evidencia como a arte regional pode ocupar espaços globais, levando vozes, cores e ritmos do Centro Oeste brasileiro. “Ver o nosso Siriri ecoando na Times Square é a prova de que nossa cultura é viva, universal e capaz de emocionar pessoas em qualquer lugar do planeta”, disse ele, frisando que o vídeo e fotos registram o momento simbólico, o encontro da tradição de Mato Grosso com o cenário global, unindo o ritmo contagiante do Siriri à energia cosmopolita de Nova York.

A apresentação do grupo no local, marcou mais um passo da trajetória internacional do Flor Ribeirinha, que já levou a cultura brasileira a diversos países, sempre com o propósito de valorizar as tradições populares e difundir o Siriri como forma de arte, identidade e celebração da diversidade. “O grupo reforça sua missão de representar o Brasil com arte, cor e alegria, levando as vozes e os passos de sua terra natal para o mundo”, concluiu o diretor.

Além da Time Square, o Flor Ribeirinha também apresentou o Siriri e outras danças na Galeria Visit Brasil-Pantanal 2025, um evento da Embratur, realizado em parceria com o Sebrae e com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, para mostrar o Brasil por meio da arte e turismo, destacando o Pantanal, que é reconhecido pela Unesco, como a maior reserva ecológica das Américas.

No Chelsea Arts District um dos mais renomados circuitos de arte, o público vivenciou a gastronomia, a dança e a música brasileira em uma experiência, conectando sustentabilidade e identidade cultural. O grupo Flor Ribeirinha, representou o coração cultural do Pantanal com uma intervenção artística, entrelaçando dança, música e performance para celebrar as tradições populares. O seu repertório artístico foi marcante e inesquecível para o público nova-iorquino.