Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

O BOM DA VIDA Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 09:08 - A | A

Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 09h:08 - A | A

DIVERSÃO

Museus da Secel promovem atividades no período de férias escolares

O Bom da Notícia/ com assessoria

O Museu de História Natural e o Museu de Arte Sacra realizam uma variedade de atividades que une diversão e aprendizagem no período de férias escolares. A programação nos dois equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) inclui oficinas, brincadeiras e jogos educativos. Confira:

Colônia de Férias no Museu de Arte Sacra

Com atividades gratuitas para a crianças de quatro a 13 anos, a programação no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso acontece de 17 a 21 de julho. As inscrições já estão abertas (link aqui), com vagas limitadas.

A agenda, que conta com tour pelo museu, jogos educativos e oficinas artísticas, será realizada nos períodos matutino e vespertino, sendo divididas por faixa etária. Crianças de quatro a oito anos participam das atividades no horário das 8h30 às 12h, e as da faixa etária de 9 a 13 anos, comparecem das 13h30 às 17h.

Durante o período de atividades da Colônia de férias, será servido lanche aos participantes. Caso a criança possua algum tipo de restrição alimentar, os pais devem levar a alimentação da criança de acordo com as orientações médicas. Crianças menores de cinco anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Férias no Museu de História Natural de Mato Grosso

Realizada na área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso, a programação de férias acontece em variados dias, sempre das 9h às 11h.  As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas a partir das 17h das quartas-feiras anteriores à atividade pelo link disponível na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt).

A próxima agenda ocorre no sábado (13.07), com a oficina de “Pintura da Paisagem Mato-Grossense”, ministrada pelo artista Cássio Wilker. Direcionada a crianças a partir de 8 anos, a atividade conta com técnicas de pintura simples. A abertura das inscrições será nesta quarta (10.07), às 17h 

No sábado seguinte (20.07), haverá a Oficina “Não é Mágica, é Ciência”, com a artista-cientista Juliana Graziela. Por meio de experiências divertidas, os participantes irão descobrir a ciência no cotidiano. Podem participar crianças a partir dos 9 anos, acompanhadas dos pais. As inscrições serão abertas na quarta-feira (17.07).

E no período de 24 a 27 de julho, o Museu de História Natural promove a Semana Kamalupe, com atividades que conectam as crianças à natureza e incentivam o aprendizado prático e manual. 

A agenda da Semana Kamalupe começa pela oficina “Customização de roupas com estêncil”, na quarta-feira (24.07).  Já na quinta (25.07) acontece a oficina “Seguindo as Pegadas dos Dinossauros”, em que crianças a partir de 10 anos poderão desvendar os segredos dos fósseis. 

Na sexta (26.07), a atividade é a “Caça ao Tesouro e brincadeiras", com Danilo Barreto. Com a ajuda de um tesouro escondido, as crianças a partir de 8 anos irão aprender a interpretar o mapa, encontrar as pistas e resolver as charadas.  

No sábado (27.07), o público de qualquer idade poderá se divertir no Arraiá do Kamalupe no Museu. A festança conta com músicas, brincadeiras, comidas típicas e dança de quadrilha. E quem preferir relaxar e revitalizar mente e corpo em um ambiente imerso na natureza, pode participar do “Yoga no Jardim do Museu”, que ocorre na mesma data e horário.

Para as atividades da Semana Kamalupe, as inscrições serão abertas no dia 17 de julho às 17h, pelo link aqui. Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis no site www.museuhistorianaturalmt.com.br