Sábado, 20 de Julho de 2024

O BOM DA VIDA Terça-feira, 05 de Setembro de 2023, 15:56 - A | A

Terça-feira, 05 de Setembro de 2023, 15h:56 - A | A

FAÇA VOCÊ MESMO

Projeto ‘Sesc Maker’ promove oficinas de confecção de brinquedos e objetos que auxiliam no aprendizado

Sesc-MT une sustentabilidade e criatividade na fabricação de brinquedo articulados em Cáceres, Cuiabá e Barão de Melgaço

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O projeto Sesc Maker, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), desenvolve oficinas gratuitas para crianças e adolescentes utilizando a técnica “Faça você mesmo”, onde os participantes são estimulados a construírem brinquedos articulados e outros objetos utilizando materiais sustentáveis de forma criativa. Em setembro, as atividades nas unidades Sesc Barão de Melgaço, Cáceres e Dr. Meirelles ocorrerão entre os dias 9 e 29.

A diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo, informa sobre a metodologia adotada nas oficinas. “A metodologia maker ensina como construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos enquanto fomenta a autonomia e o protagonismo dos participantes. Tudo isso em espaços qualificados, utilizando ferramentas digitais ou analógicas totalmente disponibilizadas pelo Sesc-MT”, esclarece ela.

Em Barão de Melgaço, a unidade realizará, no dia 9 (sábado), uma oficina de paper craft, ou artesanato em papel, para a confecção de um peixe articulado utilizando apenas papel, cola e tesoura. A mesma atividade será realizada no Sesc Dr. Meirelles, em Cuiabá, no sábado (23). Os interessados devem realizar a inscrição prévia gratuitamente na coordenação da unidade ou pelo link: bit.ly/inscricaomakerdm.

Durante a atividade, os participantes desafiarão sua coordenação motora e serão estimulados a desenvolverem habilidades psicomotoras, como atenção plena, recorte em linha reta e dobradura. O resultado é um brinquedo divertido, consequência do esforço da criança.

Já em Cáceres, O Sesc-MT oferece, na sexta-feira (29), a oficina de astronomia para jovens com idade a partir de 10 anos. A atividade auxilia na compreensão de conceitos básicos do funcionamento do universo, a partir da confecção de objetos relacionados ao tema. Cada participante poderá produzir um sistema solar a partir de bolas de isopor, uma pintura em tela com a temática do universo e um projetor de constelações, com rolos de papel higiênico.

Todos os materiais para as produções serão oferecidos pelo Sesc-MT e as crianças participantes poderão levar os brinquedos confeccionados para casa.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.