Sábado, 20 de Julho de 2024

O BOM DA VIDA Quinta-feira, 01 de Junho de 2023, 19:58 - A | A

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023, 19h:58 - A | A

CELEBRAÇÃO DA CULTURA

Vem aí o primeiro ensaio aberto de 2023 do grupo Flor Ribeirinha

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O grupo Flor Ribeirinha realiza neste sábado, 3 de junho, às 19h, o grande ensaio aberto ao público, além de apresentar o artesanato e a gastronomia local, no Ponto de Cultura Quintal da Domingas, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

O diretor cultural do grupo, Avinner Brandão destaca que será uma noite bem especial, para celebrar com muita energia a cultura popular cuiabana ao som de músicas tradicionais, com um repertório artístico completo de representatividade.

O objetivo é mostrar nos ensaios, a coreografia e músicas dos novos espetáculos como o ‘Bença Vó’ e outros que serão lançados em breve. “Estão todos convidados para apreciar os ensaios e nossa programação que conta com apresentações dos projetos socioculturais que estão em andamento no Ponto de Cultura Quintal da Domingas.

Ele explica que os ensaios abertos serão realizados no primeiro final de semana de cada mês. “Nossa proposta é de acolher a comunidade externa ao nosso quintal partilhando vivências e firmando laços de afetividade, virando referência cultural e turística de Cuiabá”, disse Avinner.

Na ocasião, também serão servidos pratos típicos da gastronomia regional, por um valor bem acessível para que todos possam se deliciar aproveitando o evento no quintal. Além disso, terá também em exposição e disponível para aquisição o artesanato, uma arte milenar que expressa as raízes indígenas locais, feito pelas ceramistas da comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

Os ensaios também fazem parte do Projeto Fortalecendo Flores, projeto que conta com a realização de cursos de siriri para jovens e idosos, bem como capacitação coreográfica e musicalização. “Nosso quintal está de portas abertas para que a comunidade possa conhecer as atividades realizadas neste espaço de troca de saberes e das tradições ribeirinhas”, disse ele, frisando que o projeto Fortalecendo Flores conta com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Cuiabá e das empresas mantenedoras da Associação Cultural Flor Ribeirinha.

Além dos músicos, cantores e dançarinos do grupo Flor Ribeirinha, terá também a participação dos cursos de Vivência para Dançarinos, Flor da Idade e Semente Ribeirinha com um repertório dedicado aos folguedos populares de Cuiabá.