Domingo, 21 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Segunda-feira, 22 de Maio de 2023, 11:56 - A | A

Segunda-feira, 22 de Maio de 2023, 11h:56 - A | A

COMPROMISSO

Bem-Estar Animal participa de evento em comemoração de 20 anos da Ong AVA

O Bom da Notícia/com Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá participou da comemoração dos 20 anos da Associação Voz Animal (AVA), no sábado (20), em um evento no shopping Estação, que contou com a arrecadação de recursos por meio da venda de camisetas. A médica veterinária e zootecnista, Andrea Janaina de Mello, secretaria adjunta de Bem Estar Animal (ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável), relata que foram apresentadas as propostas futuras da Prefeitura de Cuiabá em prol da causa animal e os projetos criados pela atual gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

"A AVA é uma ONG das causas animais e a mais antiga de Cuiabá. Mostramos aqui a importância da causa animal no contexto geral e apresentamos a história da então diretoria, o que fazemos e os trabalhos da pasta e projetos futuros", disse a adjunta.

A presidente da AVA, Maria das Dores Gonçalves da Silva, ressaltou a importância do poder público junto à causa animal.

"Em comemoração aos 20 anos da Associação, temos a participação do Bem-Estar Animal e a importância junto ao poder público. A AVA tem 20 anos e o Bem-Estar tem 5 anos.  Queremos que, a cada dia mais, o poder público faça um trabalho mais eficiente e abrangente porque a situação de abandono é muito grande. O que estamos fazendo hoje, com as vendas dessas camisetas e ao apresentarmos os trabalhos da AVA, representam uma gota d'água no oceano. Esses 20 anos são de muita luta e batalhas para tentar melhorar a situação dos animais de rua", relata ela.

Defesa da Causa Animal

Desde 2017, a administração Emanuel Pinheiro, já sancionou oito leis em favor da causa, sendo elas: a Lei 436/17 de Proteção aos Animais; a Lei 6423/19 do Protetor Independente; a Lei 6439/19 do Animal Comunitário; a Lei 6492/19 de Monitoramento através de câmeras em pet shops; a Lei 6512/20 de Circulação de veículos de tração animal em vias de perímetro urbano; a Lei 6549/20 Proibindo animal em corrente curta; a Lei 6746/22, que estabelece que os agressores arquem com as despesas veterinárias recorrentes aos ataques; e a Lei nº 6.860/2022, que dispõe sobre a divulgação obrigatória de mensagens relativas às penas combinadas de crimes de maus-tratos contra cães e gatos em Cuiabá.