Sábado, 20 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023, 15:40 - A | A

Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023, 15h:40 - A | A

CAUSA ANIMAL

Deputada Sheila Klener propõe lei que resguarda o direito a abrigo e proteção aos animais comunitários

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A deputada estadual Sheila Klener propôs Projeto de Lei (PL) que regulamenta a permanência de Animais Comunitários em locais públicos e condomínios e resguarda o direitos dos bichinhos a abrigo e proteção. O projeto foi construído em diálogo com protetores de animais e a partir de debates realizados na Câmara Setorial Temática da Causa Animal, da Assembleia Legislativa (ALMT) e aprovado em primeira votação na sessão plenária desta quarta-feira (30).

O PL define Animal Comunitário como aquele que, apesar de não ter proprietário definido e único, estabelece vínculos de afeto, dependência e manutenção com as pessoas do local onde vivem. O projeto garante o direito de qualquer cidadão fornecer abrigo, alimentação, água e demais cuidados aos animais comunitários e proíbe a retirada do animal dos locais sem ordem judicial.

“Diante do grande número de animais abandonados e em situação de rua que, infelizmente, ainda vemos, devemos estimular ações como a adoção comunitária deles para que tenham assistência, cuidado, dignidade e seu bem-estar garantidos. Além disso, com a lei a gente dá segurança jurídica para os voluntários que se propõem a cuidar desses animais e que estabelecem com eles laços de amizade e de afeto para que possam acompanhar os bichinhos ao longo da vida”, comentou a deputada.

Nos casos que ocorrerem em condomínios fechados, o PL estabelece ainda a obrigatoriedade do cadastramento de pelo menos um morador como tutor oficial junto à administração do condomínio e que os comedouros e bebedouros sejam dispostos de forma que não atrapalhem a circulação de pessoas e automóveis. Leis semelhantes já existem em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, e têm mostrado bons resultados na proteção dos animais e no bem-estar da comunidade.