A professora Marluce Souza e Silva - reitora da Universidade Federal de Mato Grosso - recebeu no início desta semana, em seu gabinete, a deputada federal Gisela Simona(União Brasil) para uma reunião sobre o direcionamento de emendas parlamentares que beneficiarão a UFMT.
O encontro nesta última segunda-feira, 2, teve como foco a melhoria da infraestrutura da UFMT e a busca por recursos para apoiar a comunidade acadêmica.
“A deputada Gisela Simona é uma parceira importante para a Universidade Federal de Mato Grosso. Logo após o segundo turno, nós já a visitamos em seu gabinete, fomos muito bem recepcionadas e já temos o compromisso de que ela estará presente também com emendas individuais e emendas parlamentares coletivas. Então, é importante, nesse momento, que ela seja recebida no gabinete da reitoria da UFMT, para que possamos reafirmar a nossa parceria e conhecer todas as nossas possibilidades, considerando principalmente que hoje começam a ser liberadas as emendas parlamentares que foram transferidas para a UFMT no ano de 2024, com a possibilidade de executarmos em 2025”, afirmou a reitora, professora Marluce.
Outro ponto discutido foi a reforma da Casa dos Estudantes da UFMT, uma obra considerada urgente pela gestão da universidade. “Ela está nos informando que as emendas liberadas para universidades são para suportar a conclusão das obras inacabadas e, para nós, a Casa dos Estudantes é uma obra inacabada desde a sua última reforma. Então, mostramos para ela essa necessidade e ela estará viabilizando os recursos para que a gente faça as reformas necessárias e a ampliação necessária, principalmente de revisão de instalação elétrica”, explicou a reitora.
A deputada Gisela Simona destacou a importância de atender às necessidades da UFMT e ressaltou o papel da bancada federal de Mato Grosso no apoio à instituição. “Uma reunião importante, né, de aproximação aí com a nova reitoria da UFMT, conhecer as demandas para verificar como que, como parlamentar, nós podemos estar ajudando, inclusive com a destinação de emendas aqui para a UFMT, e outros trabalhos aí que podemos fazer também no plano de legislação, alguns projetos importantes que dependem da aprovação do governo federal”, afirmou a deputada.
Para a reitora, o encontro simboliza um passo importante na construção de parcerias estratégicas, com a expectativa de que as emendas parlamentares contribuam para a continuidade dos projetos essenciais da UFMT, impactando diretamente a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão da universidade.