Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quinta-feira, 06 de Julho de 2023, 16:39 - A | A

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023, 16h:39 - A | A

"Obediência, Esporte e Proteção”

Expoagro terá oficina gratuita para tutores de cães

O Bom da Notícia/com Assessoria

De 11 a 16 de julho, tutores de cães de Cuiabá terão uma grande oportunidade para aprimorar as habilidades de socialização e proteção de seus pets. Durante a Expoagro 2023, será realizada a oficina “Obediência, Esporte e Proteção”, com os médicos veterinários Luiz Gonzaga Malpici Filho (Duda) e Marcelo Guimarães Lima.

Duda preparou uma pista com obstáculos no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, para exercitar os cães que visitarem a Expoagro. “A intenção é checar o grau de sociabilização do animal e seu tutor e o que pode ser feito para que essa relação seja melhor ainda”, explica Duda, que soma mais de 30 anos de experiência na medicina veterinária.

Com rampas, pneus e obstáculos, a pista permitirá tanto exercícios de lazer como a observação de aspectos comportamentais do animal. A cada dia, três etapas de trabalho serão realizadas: obediência (comandos básicos como ‘senta’, ‘deita’, ‘fica’, entre outros), esporte (uso da rampa e exercícios livres) e guarda – com demonstração de atitudes protetivas.

“Vamos interagir com os visitantes, orientando e sugerindo melhorias na relação entre tutor e animal”, antecipa Duda. Seu parceiro na oficina, Marcelo Guimarães Lima, é adestrador experiente e o acompanhará nos seis dias de Expoagro com valiosas dicas. “A oficina terá conteúdos introdutórios, como se fosse uma etapa de orientação antes do adestramento propriamente dito”, pontua Marcelo.

Não há restrição de raças ou portes, e para participar da oficina basta chegar e procurar a equipe. Um cuidado importante é ter a carteirinha de vacinação do animal em dia. Ela será exigida na entrada pelos fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) – com entrada pela avenida Carmindo de Campos.

“Todos podem participar das oficinas, que são gratuitas, independentemente de raça ou tamanho. Mas é importante que cães com comportamento antissocial estejam com focinheira, conforme a lei”, alerta o veterinário.

Expoagro 2023. Em sua 55ª edição, a Expoagro será realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá de 8 a 16 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, na capital. A projeção é de um público superior a 200 mil pessoas nos nove dias do evento – dos quais sete terão entrada gratuita. Confira a programação: https://bit.ly/expoagro-programa.