Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 14:35 - A | A

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 14h:35 - A | A

CULTURA EMPREENDEDORA

Mato Grosso bate recorde em inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo

O Bom da Notícia/ com assessoria

Mato Grosso bateu o recorde no número de inscrições para a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) em relação a edição 2023. Com 138 inscrições, Mato Grosso é o estado do Centro-Oeste com maior número de trabalhos inscritos.

A categoria Texto teve maior quantidade de inscrições no estado, com 76, seguido por Vídeo com 38. Na categoria Áudio foram inscritos 11 trabalhos, Fotojornalismo com 15 e a categoria inédita para a edição, Jornalismo Universitário com 3 inscrições. Em todo o país, 3.076 trabalhos se inscreveram para o 11º PSJ, número 62% superior ao de 2023, tendo também um novo recorde.

A etapa estadual do júri será realizada de julho a agosto de 2024. Os vencedores da etapa estadual serão conhecidos em setembro, durante a cerimônia que será realizada em Cuiabá. Os três melhores trabalhos de cada categoria seguem para a fase regional, que classificará os finalistas nacionais para premiação em novembro, em Brasília/DF..

Segundo a diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, esse recorde de inscrições no estado foi muito expressivo e representa a importância do jornalismo para promover a pauta do Empreendedorismo em Mato Grosso.

“Ver a adesão dos jornalistas mato-grossenses ao PSJ, nos mostra o quanto a imprensa é uma grande parceira do Sebrae/MT. São eles que informam e retratam histórias, desafios e superações dos pequenos negócios. Então o prêmio, acima de tudo, é um reconhecimento à imprensa, que são porta-vozes do trabalho realizado pelo Sebrae/MT, ressalta a superintendente.

Para a gerente de Comunicação e Marketing do Sebrae/MT, Marlei Rosa, esse recorde é fruto do trabalho de aproximação entre a instituição e a imprensa.

“Recebemos com muita satisfação esse resultado, que é a resposta do trabalho de relacionamento que o Sebrae/MT faz junto com a imprensa, de se aproximar cada vez mais dos jornalistas. É um resultado que nos deixa muito felizes e nosso objetivo agora é chegar à final da competição com a premiação nacional”, finaliza, a gerente.

Os profissionais inscreveram matérias e reportagens sobre empreendedorismo e pequenos negócios, que foram veiculadas entre 5 de junho de 2023 e 2 de junho de 2024. Como nos anos anteriores, o prêmio será realizado em três etapas: estadual, regional e nacional.

Confira a premiação por categoria:

• Vencedores das categorias principais (Texto, Áudio, Vídeo e Foto), sendo 1 (um) vencedor por categoria:

– Etapa Estadual: Participação na missão técnica nacional RD Summit

– Etapa Nacional: um notebook

Além disso, os vencedores da etapa nacional receberão um troféu. A reportagem de destaque, dentre as premiadas nas categorias principais, leva para casa também o grande Prêmio Sebrae de Jornalismo e um celular de última geração, a ser acumulado com o notebook, recebido como prêmio vencedor em sua categoria.

Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo

A premiação é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira. Na última edição, realizada no ano passado, o prêmio teve um recorde de quase 2 mil trabalhos inscritos, superando em 65% o número de inscrições de 2022.