Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 10:46 - A | A

Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 10h:46 - A | A

CIRCUITO ITINERANTE

MT Ciências leva interatividade e experiências científicas a estudantes de Juína

O Bom da Notícia/com Assessoria

A carreta do MT Ciências desembarca, nesta terça-feira (13), no município de Juína (745 km de Cuiabá), para uma série de ações junto a estudantes de municipais e estaduais, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico. 

O projeto faz parte do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Dentro da carreta, os estudantes poderão experienciar atividades interativas e acessar a Sala de Tecnologia e Inovação, com óculos de realidade virtual e o planetário digital. Também serão disponibilizados outros dois ambientes externos. 

Além disso, o circuito conta com experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. Os visitantes ainda terão a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Conhecerão as instalações os estudantes das escolas municipais Paulo Freire, José De Anchieta, Maria Hilda Panas e 9 De Maio. Também, das escolas estaduais Marechal Rondon e Dr. Artur Antunes Maciel, do Colégio Salesiano São Gonçalo de Juína e Colégio Presbiteriano de Juína. Os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso também terão espaço na programação. 

Os atendimentos vão ocorrer das 7h às 11h e das 13h às 17h, e seguem até sexta-feira (16), dia do padroeiro da cidade, quando a programação estará aberta para toda a população no período vespertino.

Na última semana, o circuito passou pelo município de Nova Mutum (240 km de Cuiabá), contando com a participação de mais de 1,8 mil estudantes. Outros municípios também vão receber o projeto, como Lucas do Rio Verde e Araguaiana. Para acompanhar as ações, clique aqui.  

MT Ciências

O MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Seciteci, em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.