A Oncomed realiza, no dia 29 de novembro, a partir das 8h, uma ação especial do Novembro Azul, mês dedicado ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. A clínica ofertará 100 consultas gratuitas, com direito a exames de PSA e toque retal, voltadas à detecção precoce da doença. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link.
A iniciativa busca alcançar homens que ainda não realizaram os exames de rastreamento em 2025. Recomendados anualmente para homens a partir dos 50 anos, ou dos 45 anos para quem tem histórico familiar, o PSA e o toque retal são os principais aliados na identificação precoce do câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele não melanoma. A estimativa para o triênio 2023-2025 é de mais de 71 mil novos casos por ano. Ainda conforme o INCA, a doença é responsável por cerca de 16 mil mortes anuais no país, números que reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Mesmo com o avanço das campanhas de conscientização, o tema ainda é cercado por tabus e preconceitos. Muitos homens evitam procurar o médico ou realizar o toque retal, exame essencial para identificar alterações na próstata. A oferta do atendimento visa quebrar essas barreiras, estimulando o acesso ao cuidado com a saúde masculina e a informação.
“O preconceito ainda é um dos principais inimigos do diagnóstico precoce. O toque retal, aliado ao exame de PSA, pode salvar vidas. É um exame simples, rápido e indolor. Quanto antes a doença é detectada, maiores são as chances de cura e menores os impactos do tratamento”, explica o oncologista clínico Giulliano Castiglioni, da Oncomed.
Mutirão Novembro Azul
O evento ocorrerá a partir das 8h, na clínica Oncomed que fica localizada na Rua Comandante Costa, no bairro Centro Sul, em Cuiabá. Para a realização do exame de sangue, o PSA, os homens devem seguir algumas orientações: estar em jejum de 8 horas, evitar relações sexuais e não andar de bicicleta por três dias antes da coleta.


