Domingo, 16 de Junho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 15:33 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 15h:33 - A | A

MONET EM 3D

Programa educativo itinerante retorna à Cuiabá unindo arte e sustentabilidade para escolas

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Tornar a arte acessível para crianças e jovens. Esse é o principal objetivo do programa "Educativo Itinerante Monet", que já percorreu 8 estados e atendeu mais de 62 mil pessoas desde que começou a levar para escolas públicas uma experiência com óculos de realidade virtual que dá acesso às obras do mestre do impressionismo Claude Monet em sua relação com a água. O programa oferece ainda atividades que podem ser replicadas por educadores e estudantes como extensão da vivência com o digital. Em Cuiabá - município onde está localizada a Águas Cuiabá, operação do Grupo Iguá e patrocinador do programa - o projeto retorna pela segunda vez consecutiva e irá atender mais de mil estudantes, de 5 escolas públicas do município, entre os dias 20 e 24 de maio.

A curadoria do projeto proporciona aos estudantes uma viagem pelas cores, luz e mundo de Claude Monet. Sequências de animação digital em 2D e 3D vão dar movimento às obras-primas de um dos gênios da pintura. Os alunos vão contemplar os quadros por meio de um conteúdo 100% brasileiro e imersivo. O projeto conta com o apoio dos colaboradores da Águas Cuiabá, que irão atuar como voluntários auxiliando nas atividades.

“A Iguá valoriza iniciativas que promovem a educação por meio da arte e da cultura, desenvolvendo a consciência ambiental da nossa sociedade”, explica o diretor de Responsabilidade Social e Institucional da Iguá, João Roberto Rocha Moraes.

“A equipe de campo, que vai até as unidades de ensino, conta com educadores com larga experiência na realização de estudos do meio, enquanto a equipe de criação foi formada por um grupo multidisciplinar de educadores com vasta experiência docente no ensino público e privado, em espaços formais e não-formais de arte-educação e atuantes na produção de livros didáticos e na formação de professores”, explica o coordenador pedagógico do programa Paulo Crispim.

A elaboração das atividades teve como premissas a simplicidade, a interdisciplinaridade e a pluralidade sociocultural, alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos cinco Rs da Sustentabilidade e da Agenda 2030.

“As atividades foram estruturadas de forma a colocar professores e estudantes como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma paleta de propostas práticas e ideias criativas, com possibilidades de desdobramento, inspiradas em quatro eixos curatoriais, que são água, luz, tempo e território”, acrescenta Crispim.

Assim como acreditava Monet, os organizadores do programa também acreditam que cultura e educação caminham juntas.

" O projeto, que em 2023 beneficiou diretamente mais de 1 mil pessoas, com dez apresentações em cinco escolas da capital mato-grossense, tem como objetivo unir arte, educação e sustentabilidade. Estamos proporcionando uma experiência cultural, sensibilizando cidadãos conscientes e engajados com o futuro do nosso planeta”, destaca Julie Campbell, diretora de operações da Águas Cuiabá.

O programa é apresentado pelo Governo Federal - União e Reconstrução, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e patrocinado pela Iguá Saneamento com produção da Projetos Lezulat.

Ao longo de seus seis anos, a patrocinadora do projeto, a Iguá Saneamento, construiu uma sólida trajetória, baseada na sustentabilidade, governança, responsabilidade social e inovação, sempre com foco na universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto da população. A companhia segue em constante crescimento baseada nos princípios ESG de qualidade, respeito às pessoas e ética, pilares fundamentais que estão no coração da Iguá desde a sua fundação. Premissas replicadas de forma consistente por suas 16 operações, espalhadas em seis estados brasileiros, dentre eles o estado do Mato Grosso, onde está localizada a Águas Cuiabá, no município de Cuiabá.