Domingo, 21 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quinta-feira, 12 de Outubro de 2023, 15:55 - A | A

Quinta-feira, 12 de Outubro de 2023, 15h:55 - A | A

EM BARRA DO GARÇAS

Projetos de revitalização de bacias e agente mirim promovem ações no IFMT

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Barra do Garças, testemunhou uma iniciativa notável na área de sustentabilidade. O Projeto de Revitalização de Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia em parceria com o Projeto Agente Mirim, conduziu uma atividade de plantio de árvores nativas, aliada a palestra educativa e ao 1º Concurso de Desenho e Literatura, tendo a “árvore” como tema principal. O evento fortaleceu não apenas a conexão entre a comunidade e a natureza, mas também deixou um legado duradouro de consciência ecológica no coração do Brasil.

A ação que aconteceu no campus IFMT em Barra do Garças, reuniu estudantes, professores e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica – CBH Alto Araguaia e do Centro de Pesquisa do Pantanal, teve como objetivo a recomposição da flora nativa, e mas também a disseminação de conhecimento sobre a importância das árvores para o equilíbrio ambiental.

O projeto piloto desenvolvido em parceria com os produtores rurais no entorno do Córrego Fundo, tem promovido ações de recuperação das áreas de preservação permanente e das nascentes, bem como, da conservação do solo e da água com a construção de curvas de níveis e bacia de contenção, instalação de fossas sépticas biodigestoras entre outras intervenções. Além da revitalização das áreas, o projeto visa sensibilizar a população sobre a relevância dos recursos hídricos e da flora local. “Se essas crianças crescerem com essa consciência ambiental, sabendo que é necessário preservar e cuidar do meio ambiente, teremos uma nova geração no futuro consciente”, pontuou Rafaella Oliveira, do CBH Alto Araguaia.

O Projeto Agente Mirim, desenvolvido pelo Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso, desempenha um papel crucial ao formar crianças e adolescente como líderes ambientais. De acordo com o coordenador do Agente Mirim, Bruno Marques, o projeto além de atuar na prevenção às drogas, desenvolve atividades de educação ambiental em parceria com o Projeto de Revitalização do Córrego Fundo. “Esse concurso é uma iniciativa inovadora. Nossa comunidade só tem a ganhar uma vez que estamos aqui trabalhando essa conscientização ambiental com a futura geração”, observa Bruno.

Elio Alves, analista de responsabilidade social da Aegea MT 2 ressalta a grandeza do Córrego Fundo. “Se não cuidamos hoje do lugar, tudo que lá está será perdido. Já participei de algumas ações realizadas no Córrego Fundo. É um projeto piloto fantástico que deveria ser copiado por todas as regiões onde os córregos estão degradados”, conclui Elio.

A estudante Isabella Vitória (12 anos) relata ter gostado muito da palestra e todos os ensinamentos que teve com os membros do projeto. “A água é uma coisa que vamos precisar para a vida toda. Cuidar dela é uma coisa muito boa. Hoje aprendi muito e quero fazer um desenho de uma árvore sendo cuidada pelas pessoas para o concurso”.

Assim como a Isabella, os estudantes poderão demonstrar o talento artístico e habilidades literárias, nas seguintes modalidades: desenho, crônica ou poesia. Os ganhadores ficarão conhecidos no mês de novembro.

O 1º Concurso de Desenho e Literatura promovido pelo Projeto de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia, que tem como apoiador o Banco Bradesco S/A, está sendo realizado também com os estudantes da Escola Estadual Francisco Dourado, em Barra do Garças e com os alunos da Escola Municipal Paulo Freire, no município de Ribeirãozinho.