Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quarta-feira, 12 de Junho de 2024, 15:30 - A | A

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024, 15h:30 - A | A

CUIDADOS BÁSICOS

Sargento Vidal orienta população sobre cuidados com animais comunitários

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Após receber algumas reclamações sobre a alimentação inadequada de pets, o vereador Sargento Vidal (MDB) orienta a população sobre os cuidados básicos com animais domésticos comunitários. Essas práticas são regulamentadas pela lei municipal nº 6.439/2019, que estabelece normas a serem seguidas.

De acordo com a legislação vigente, é considerado animal doméstico comunitário todo aquele que, apesar de não ter um tutor definido, estabelece vínculos com membros da comunidade onde vive, seja por afeto, dependência ou manutenção de vida.

Vidal explica que a disponibilidade de rações apropriadas, específicas para cães e gatos, é o primeiro passo a ser dado, evitando assim a aproximação de outros animais indesejados.

"Quantos de nós já não vimos pessoas alimentando, eu mesmo, animais de rua? Porém, é preciso tomar algumas precauções. É importante sempre levar o tipo correto de ração. Eu mesmo, utilizo potinhos de isopor e, posteriormente, os retiro, evitando que outros bichos se alimentem", pontua.

Em seguida, o vereador afirma que a oferta de restos de comida não é recomendada, pois atrai bichos peçonhentos para os locais onde os pets se encontram, colocando, em alguns casos, suas vidas em risco e gerando até mesmo conflitos entre vizinhos.

"Comida não é adequada, pois atrai serpentes, escorpiões, lacraias, abelhas, ratos, pombos, entre outros. É bom evitar. Além disso, pode gerar discordância entre os moradores que não concordam com tal atitude, o que não é bom para ninguém", completa.

O vereador afirma que a castração é indispensável nesses casos, evitando a reprodução desordenada. "Não podemos apenas alimentar os animais, é preciso castrá-los, sejam machos ou fêmeas, garantindo assim sua longevidade. Deixo aqui o meu recado, priorizando o respeito coletivo com todos, através de algumas ações que podem ser facilmente adotadas", frisou.

Aos protetores de animais independentes, Vidal reforça que continuem desempenhando seus trabalhos em prol da comunidade, optando pelo tratamento em locais afastados.

"O motivo da minha declaração é devido à quantidade de ligações que recebo, não de reclamações das pessoas que estão alimentando, mas sim da forma como isso está sendo feito, às vezes na frente da casa de pessoas que não concordam. Precisamos evitar isso, buscando a convivência em harmonia", concluiu.

Para conhecer mais sobre as ações desempenhadas pelo parlamentar, basta acessar suas redes sociais: @sargento.vidal (Instagram) e Sargento Vidal (Facebook).