Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022, 15:03 - A | A

Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022, 15h:03 - A | A

SENSIBILIZAÇÃO

Saúde mental de trabalhadores da construção civil é destaque em semana de prevenção de acidentes

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

Corpo e mente saudáveis e em harmonia, proporcionando bem-estar ao indivíduo. Uma receita para a vida e, também, uma ferramenta poderosa na prevenção de acidentes de trabalho. A saúde mental do colaborador da construção civil é um dos destaques da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2022 (SIPAT), promovida pela MRV em canteiros de obras no Mato Grosso. Entre as abordagens, a atenção a sinais de doenças como a depressão e ansiedade.

"A saúde mental está no nosso foco e exige total atenção dos nossos profissionais sobre o tema. Quando iniciamos o dia nos canteiros de obra, perguntamos e avaliamos se o colaborador está se sentindo bem, se ele está apto às atividades, a operar uma máquina, por exemplo. Essa sinalização é muito importante. Viemos de uma pandemia e de um dia a dia corrido, esse bem-estar precisa ser priorizado", destaca Luiz Henrique Vieira Souto, supervisor de segurança no trabalho.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde este ano (Pesquisa Vigitel), 11,3% de pessoas entrevistadas em capitais brasileiras afirmaram ter diagnóstico médico de depressão. Em Cuiabá, 9,23% dos entrevistados na amostragem, maiores de 18 anos, deram essa sinalização.

Doença psiquiátrica crônica, a depressão produz alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, associada a baixa autoestima e a distúrbios do sono e do apetite, entre outras manifestações. Já num quadro de ansiedade, são sintomas a dificuldade para dormir, preocupação excessiva, cansaço constante e dificuldade para se concentrar. Em ambos os casos, é fundamental buscar auxílio médico.

Durante a SIPAT promovida pela MRV, além da prevenção de acidentes no trabalho e uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva, também serão foco de sensibilização os temas assédio moral e sexual e segregação de resíduos.

Acidentes - O autoconhecimento e a conscientização coletiva têm um papel ainda mais importante na prevenção diante de números que chamam a atenção. De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, foram registradas 22.954 mortes por acidentes de trabalho no Brasil de 2012 a 2021. No mesmo período também ocorreram 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) e a concessão de 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários pelo INSS.

Programação da SIPAT MRV - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2022 

07/12 - Obra Chapada Pantanal 

08/12 - Obra Chapada dos Lírios 

09/12 - Obra Chapada das Brisas 

Temas que serão abordados: ansiedade e depressão, segregação de resíduos, prevenção de acidentes no trabalho e os equipamentos de proteção individual e coletiva, assédio moral e sexual.