Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023, 17:55 - A | A

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023, 17h:55 - A | A

AGOSTO DOURADO

SES realiza eventos sobre amamentação e alimentação complementar saudável

Programação começa nesta terça-feira (22) e segue até quinta-feira (24), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, entre terça e quinta-feira (22 a 24), dois encontros para discutir amamentação e alimentação complementar saudável em Mato Grosso. Os eventos ocorrerão simultaneamente das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O 3º Encontro Mato-grossense de Amamentação e o 2º Encontro Mato-grossense de Alimentação Complementar Saudável buscam evidenciar a campanha Agosto Dourado, instituída pela Lei nº 12.111/23 e realizada anualmente para sensibilizar e incentivar o aleitamento materno.

Os encontros também ocorrem em celebração à Semana Mundial de Amamentação, criada em 1992 para o fortalecimento de ações de promoção, proteção e apoio à amamentação.

De acordo com o responsável técnico da Equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, a expectativa é de que 400 pessoas participem dos encontros.

“Encerramos as inscrições alguns dias antes do prazo porque atingimos o limite de público esperado. Isso deixa a equipe animada, visto que este é um tema necessário para a saúde e o bem-estar de toda a população. Então, é importante que o máximo possível de pessoas participem”, disse Rodrigo.

Durante os três dias de atividade, serão discutidos os avanços e desafios da amamentação e alimentação complementar saudável. "Vamos debater questões que envolvem mães e pais que trabalham, porque é preciso fortalecer a rede de apoio para os avanços e superação das dificuldades enfrentadas na implementação da temática no seio familiar", informou Rodrigo.

Programação

No período matutino de terça-feira, o acolhimento e credenciamento iniciará às 7h e, às 8h30, haverá momento cultural com Thamy Azambuja entoando a música "Leite e Mel" - tema do Agosto Dourado, em Mato Grosso.

Às 9h, iniciam as palestras, sendo a primeira sobre "Amamentação: direito da mãe e pai trabalhador", seguida do debate sobre "Promoção, proteção e apoio à amamentação nos territórios: impactos e desafios".

Ainda pela manhã, haverá debate sobre as estratégias para a amamentação no trabalho e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável; o impacto das intervenções no parto sobre o bem-estar do recém-nascido e na amamentação e desenvolvimento infantil.

No período vespertino, às 14h, ocorrerão os seguintes minicursos: "o que as pesquisas nos mostram sobre os bebês e seus saberes"; "amamentação é legal: saiba como proteger a amamentação em seu município" e "práticas naturais e ecológicas para a gestação, parto, nascimento e amamentação".

Na quarta-feira (23), às 7h, o espaço ‘ComVivência" contará com a exposição de experiências regionais e municipais em amamentação e alimentação complementar saudável, seguido do momento cultural com a apresentação da atriz e servidora da SES, Eloá Pimenta, e a exposição literária ‘Ler é viver’, com apresentação de e-books produzidos pelas estagiárias das equipes de promoção do Aleitamento Materno e da Alimentação e Nutrição.

Às 9h, haverá a apresentação "casais homoafetivos femininos: do pré-natal à co-lactação"; "amamentação na população trans, homens e mulheres transexuais e travestis" e "amamentação e justiça reprodutiva". A programação da manhã encerra às 11h15 com uma discussão referente à amamentação em pessoas obesas e pós-bariátricas.

Das 14h às 18h, o evento segue com os minicursos: "aleitamento na população LGBTQIAPN+: terminologia, especificidades, co-lactação, indução de lactação"; "amamentação e saúde da população negra" e "freios orais e amamentação: impactos e evidências".

Na quinta-feira (24), o grupo volta a se reunir às 7h no espaço de ‘ComVivência’, onde haverá exposição de experiências em amamentação e alimentação complementar saudável. Em seguida, haverá um momento sustentabilidade com o plantio do Ipê Amarelo, árvore símbolo da amamentação em Mato Grosso. Às 9h15, a atividade continua com um debate em que será discutido o tema "pequeno gesto pode alimentar um grande sonho", além da apresentação da "Iniciativa Hospital Amigo da Criança: vantagens e desafios". O debate continua com uma ministração sobre "aleitamento materno e método canguru: qual a relação?".

O período matutino encerra às 11h15 com uma palestra sobre a sedução do marketing e seu impacto sobre a prescrição de fórmulas infantis, além de um debate em torno da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças da Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) na prática da Vigilância Sanitária.

Às 14h, os participantes seguem com os minicursos: "fórmulas infantis industrializadas: marketing versus evidências", "amamentação e aconselhamento" e "Método Canguru: um convite ao fortalecimento da rede de serviços para a efetivação de direitos".

Mais detalhes dos encontros, dos palestrantes e outras informações podem ser obtidos aqui.