Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Domingo, 07 de Janeiro de 2024, 09:20 - A | A

Domingo, 07 de Janeiro de 2024, 09h:20 - A | A

SEGUNDA EDIÇÃO

Sesc participa do maior evento acadêmico-científico de esportes coletivos do Brasil em Cuiabá

O Bom da Notícia/ com assessoria

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), é parceiro na realização do 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos (CBJEC), um evento acadêmico-científico sediado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre 3 e 5 de abril de 2024. 

A diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo, fala sobre a participação da entidade como coorganizadora do congresso. “O evento está alinhado com os princípios do Sesc, já que fomenta a integração entre lazer por meio do esporte, saúde e educação, além de ser uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos dos estudantes e profissionais da área sobre o tema”, esclarece. 

A programação do 2º CBJEC contará com palestras, mesas redondas, oficinas práticas e apresentações de trabalhos acadêmicos acerca do tema ‘Da Iniciação Esportiva na Escola ao Alto Rendimento: A Teoria Auxiliando A Prática’ no Auditório do Centro Cultural, Quadras Externas e no Ginásio da Faculdade de Educação Física da UFMT. As inscrições e as submissões de trabalhos acadêmicos-científicos já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento (www.ufmt.br/cbjec). 

De acordo com o Presidente do evento e membro do Departamento de Educação Física da UFMT (FEF-UFMT), Prof. Dr. Henrique de Oliveira Castro, o 2° CBJEC é uma oportunidade de conhecimento atualizado, capacitação e formação continuada para todos aqueles envolvidos com os esportes.

Serão apresentados e discutidos aspectos gerais relacionados aos esportes coletivos, que envolvem iniciação, treinamento, pedagogia, psicologia do esporte, dupla-carreira, entre outros importantes assuntos e variáveis que se relacionam com os esportes coletivos”, pontua. 

Sobre a realização do evento no Campus da UFMT, o professor celebra a inclusão de Mato Grosso na rota dos principais eventos desse tipo, em nível nacional e internacional. “É importante destacar que nosso estado tem sido palco de grandes eventos esportivos, como Troféu Brasil de Atletismo e jogos da Seleção Brasileira de Futebol, o que torna a região um importante polo do esporte nacional e internacional”, destaca ele. 

O 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de Educação Física, áreas afins e todos aqueles envolvidos com os esportes coletivos, interessados e se atualizar sobre o tema.  O evento receberá 17 personalidades renomadas para palestras. Todos os palestrantes e seus devidos currículos podem ser encontrados no site oficial do congresso. 

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.