Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

POLÍCIA Sábado, 24 de Março de 2018, 18:05 - A | A

Sábado, 24 de Março de 2018, 18h:05 - A | A

OPERAÇÃO

Mandantes dos ataques são identificados

Kamila Arruda, Da Redação

A Polícia Civil identificou dois homens suspeitos de serem os mandantes do atentado contra agentes prisionais. Trata-se de Sergio carvalho Gonçalves, 38 anos e Marcos Felipe Pires de Arruda, 21 anos.  

 

Ambos já cumprem pena na Penitenciária Central do Estado (PCE) por tráfico de drogas. “Mais uma resposta do sistema de segurança pública à aqueles que tentam ofender o estado democrático de direito. O sistema de inteligência identificou dois mandates para atos contra o nosso sistema. Foi uma resposta precisa e eficiente”, comemorou o secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia.  

 

A identificação dos suspeitos foi possível após uma ação integrada entre a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Diretoria de Inteligência, Delegacia de Repressão de Entorpecentes (DRE) e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).  

SESP-MT

Materiais aprendidos

Materiais apreendidos

Na tarde deste sábado (24) eles foram ouvidos pelos delegados da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). A intenção é chegar aos autores do ataque registrado na semana passada.  

 

“A ordem saiu de dentro do presídio. Estamos realizando diligências no sentido de identificar todos envolvidos, e todos serão identificados, e nós iremos prender todos os autores”, garantir o gestor.  

 

Os acusados estavam detidos no raio 3 da unidade penitenciária. Em revistas no local, a polícia encontrou seis aparelhos celulares, facas artesanais, fones de ouvido e carregadores.

 

Para o secretário, o atentado foi uma resposta a operação realizada na Penitenciária no último dia 20 de março, data em que os detentos também realizaram um motim que resultou na morte de um presidiário.

 

“A motivação, provavelmente, são as ações operacionais de todo o sistema de segurança. Nós não aceitamos ameaças contra o sistema de segurança pública, nós damos a resposta que a própria lei determina”, enfatizou Garcia.  

 

Entenda o caso  

 

A casa de um agente penitenciário e a sede do sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso, ambos em Cuiabá, foram alvos de ataques criminosos na noite de quinta-feira (22.03) e na manhã desta sexta-feira (23.03), respectivamente. Os dois locais foram atingidos com tiros, mas ninguém ficou ferido.