Sábado, 20 de Julho de 2024

POLÍCIA Terça-feira, 21 de Março de 2023, 08:13 - A | A

Terça-feira, 21 de Março de 2023, 08h:13 - A | A

Alfeu VII

PF e Exército realizam operação contra garimpo ilegal em terra indígena

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A Polícia Federal está desenvolvendo, nesta terça-feira, 21/06, mais uma fase da Operação Alfeu com objetivo de reprimir a atividade criminosa de extração ilegal de ouro e de usurpação de bens da União em toda a extensão da Terra Indígena Sararé.

A Operação Alfeu VII, desta vez, foi deflagrada de forma simultânea e coordenada com operações de outros órgãos como Exército Brasileiro (Operação Ágata), Polícia Militar Ambiental e Funai.

As máquinas utilizadas na atividade de garimpagem ilegal se encontradas em boas condições e passíveis de serem retiradas do meio da mata, serão apreendidas e destinadas a órgãos públicos e às prefeituras dos municípios vizinhos à área degradada, conforme determinação judicial. Em caso de bens sem valor monetário expressivo ou de difícil/impossível remoção serão inutilizadas com intuito de cessar a atividade criminosa.

A Polícia Federal busca também angariar elementos para a prosseguimento das investigações criminais, a fim de identificar os financiadores dessa atividade ilegal, além de descapitalizar a organização criminosa que, ao atuar dentro da Terra Indígena Sararé, tem causa danos ambientais irreversíveis.