Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024

POLÍTICA NACIONAL Quarta-feira, 16 de Junho de 2021, 17:37 - A | A

Quarta-feira, 16 de Junho de 2021, 17h:37 - A | A

Partidos se reúnem por 'terceira via' e descartam apoio a Lula ou Bolsonaro

IG - Política Nacional

source
Mandetta é um dos nomes avaliados pelos partidos que rejeitam apoio a Lula ou Bolsonaro
O Antagonista

Mandetta é um dos nomes avaliados pelos partidos que rejeitam apoio a Lula ou Bolsonaro

Presidentes de PSDB, DEM, PV, Cidadania e Podemos se reuniram nesta quarta-feira para discutir uma candidatura de centro para a eleição presidencial de 2022, a chamada "terceira via". Também participaram do encontro, na casa de um advogado em Brasília, representantes do MDB e do SD. Ao final da reunião, os dirigentes indicaram que houve um consenso: as legendas não vão apoiar  nem a candidatura do presidente Jair Bolsonaro nem a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Esse "consenso" foi anunciado, em entrevista à imprensa ao fim do evento, pelos presidentes do PSDB, Bruno Araújo , e do Cidadania, Roberto Freire.

"O número de brasileiros que se posiciona hoje para uma nova alternativa é maior que o apoio a Lula ou Bolsonaro. Mas é uma maioria silenciosa, que não faz motociata nem manifestação. É para esses brasileiros que queremos falar", disse Araújo.

Roberto Freire afirmou que a reunião não discutiu nomes de possíveis candidatos. Entretanto, um dos articuladores desse encontro foi o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que tem se colocado como presidenciável em conversas de bastidores.

"O ambiente para uma terceira via à Presidência é muito positivo. No momento, não falamos de nomes, mas de programas", afirmou Roberto Freire.

Você viu?

O presidente do DEM, ACM Neto, deixou o evento sem falar com jornalistas. Publicamente, Neto nega ter se aproximado do presidente Jair Bolsonaro, mas, nos bastidores, o ex-prefeito de Salvador é apontado como um possível apoiador da reeleição de Bolsonaro no próximo ano.

Representando o presidente do MDB, Baleia Rossi, que não foi ao evento, o deputado Herculano Passos afirmou que a ideia é o grupo indicar, até o início do ano que vem, o nome que encabeçará a chapa. Os presidentes do PDT e do PSL, Carlos Lupi e Luciano Bivar, foram convidados mas não compareceram.

Dirigentes afirmam que o nome será avaliado após a realização de pesquisas de intenção de voto.