Terça-feira, 23 de Julho de 2024

POLÍTICA NACIONAL Terça-feira, 27 de Junho de 2023, 20:02 - A | A

Terça-feira, 27 de Junho de 2023, 20h:02 - A | A

Zequinha questiona intenção de Lula de financiar gasoduto na Argentina

Agência Senado

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (27), questionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a possibilidade de o BNDES financiar a construção de um gasoduto na Argentina, com custo de quase R$ 3,5 bilhões. A afirmação de Lula sobre o possível financiamento foi feita em encontro dele com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, nesta segunda-feira (26). Enquanto isso, destacou Zequinha, apenas 3,63% da população do Pará tem acesso a serviço de tratamento de esgoto. 

— Financiar o gasoduto da Argentina enquanto na futura sede da COP, em 2025, quase 100% da população não tem tratamento de esgoto não parece sensato. É um negócio que soa muito estranho, quer dizer, arrumo dinheiro e, de repente, o governo não tem esse dinheiro em caixa. Vai ter que buscar esse dinheiro no mercado, vendendo título, como já aconteceu no passado, aumentando dívida e criando problemas para si próprio, para os governos futuros e principalmente para a sociedade — apontou.

Para o senador, é hora de o Brasil repensar suas prioridades e investir na qualidade de vida da população brasileira, e não em financiar projetos no exterior. O parlamentar também apontou contradição do BNDES em financiar um projeto considerado danoso ao meio ambiente, quando se prega uma “agenda verde”. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado