Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 18 de Abril de 2023, 16:35 - A | A

Terça-feira, 18 de Abril de 2023, 16h:35 - A | A

NOVOS TEMPOS

2º Encontro de Vereadoras quer ampliar debates sobre a luta da mulher nos espaços de poder

Marisa Batalha/ O Bom da Notícia

(Foto: Ilustração/Assessoria)

ENCONTRO DE VEREADORAS - 2.png

 Evento acontece nesta quarta, na Assembleia Legislativa

Nesta quarta-feira(19) acontece o 2º Encontro de Vereadoras de Mato Grosso, em evento no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

De acordo com a coordenadora do evento, a vereadora Luciane Bündchen(União Brasil), de Porto dos Gaúchos - que faz parte da diretoria Executiva das Câmaras Municipais de Mato Grosso, como tesoureira -, está tudo pronto para as dicussões e rodas de conversas com as vereadoras, coletivos feministas e mulheres que hoje estão nos espaços de poder em outras instituições, algumas fora da ambiência política, contudo, em uma luta sem trégua por seus direitos. Assim, claro, em discussões que obviamente vão conter este viés.

Desta forma, conforme Luciane, esta segunda edição do encontro denominado - Mulher que inspira Mulher -, abordará temas que sempre estão na agenda por sua importância como o empoderamento da mulher, violência, o papel da vereadora como representante política da população, entre outros que mirem ampliar discussões sobre o tema.

"Qual é o nosso objetivo principal com esse encontro das vereadoras: ampliar as discussões sobre a questão da mulher, suas lutas e conquistas. Mas, sobretudo, debater alternativas públicas e políticas que, definitivamente, fortaleçam a trajetória feminina nos espaços de poder. Pois apesar das lutas e de algumas conquistas substanciosas, em particular, em Mato Grosso, ainda representamos 15% dos cargos de vereança nos municípios mato-grossenses. Então, nosso objetivo é fortalecer essas mulheres e inspirá-las e motivá-las a também trazer outras mulheres para a política".

Na coordenação do evento, junto com Luciane, está outra vereadora Rhillary Milleid Tosta (Republicanos).

Rhillary é a segunda vereadora mais jovem do Estado, com 22 anos. Em março deste ano ela, se tornou a vice-presidente da Diretoria Executiva das Câmaras Municipais de Mato Grosso, que possuem ao todo três mulheres dos 21 membros e onde a presidência esta sob o comando de Bruno Rios.

Conforme Rhillary, este 2º Encontro de Vereadoras de Mato Grosso busca não só reunir mulheres que ocupam cargos parlamentares nos municípios de Mato Grosso, como quer ampliar a discussão com mulheres que estão em outros espaços de poder, ocupando postos de comando em outras instituições ou ainda por meio de coletivos que, hoje, realizam acirrada defesa em favor dos direitos femininos e contra uma série de agressões que a mulher continua sendo alvo. Desvelando que apesar dos avanços, a mulher ainda está sob o jugo de uma sociedade estruturalmente machista.