Domingo, 23 de Junho de 2024

POLÍTICA Sábado, 24 de Fevereiro de 2024, 14:45 - A | A

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024, 14h:45 - A | A

TERCEIRA OPÇÃO

Abilio apresenta proposta para substituir o BRT e VLT, o ART: "É mais barato e eficiente”

Da Redação do O Bom da Notícia

O deputado Abilio Brunini (PL) publicou nas suas redes sociais, nesta sexta-feira (23), um vídeo onde afirma ter apresentado para o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), uma alternativa ao BRT e VLT, o chamado ART (Autonomous Rail Transit, algo como Veículo Automático sobre Trilhos). 

Apesar de semelhante ao VLT, o diferencial do ART é sua automaticidade, isto é, opera sem a presença humana, e se guia através de sinalizações na pista. 

"Acabei de sair do Governo do Estado, falei com o governador e apresentei pra ele uma solução para a mobilidade urbana. Não é BRT, não é VLT, é o ART. Eu sou o presidente da subcomissão que trata dos assuntos de BRT e VLT, e recebi uma pessoa que me apresentou essa novidade. É um veículo idêntico ao VLT, circula sobre rodas e é elétrico", contou.

Segundo Abilio, seria uma opção mais eficiente que o VLT e usaria as mesmas estruturas do BRT, ou seja, não desfazeria as obras que ocorreram até aqui. A única mudança seria comprar os carros do ART no lugar dos ônibus do BRT.

O deputado destacou o sistema de amortecimento do veículo, que com seu sistema de amortecimento proporciona maior conforto aos passageiros.

"Ele passa sobre vibrações, mas a parte de dentro do veículo não recebe as vibrações porque ele tem um sistema de amortecimento inteligente. Ele também tem todas as tecnologias de um VLT, é automático, não precisa nem de motorista, dirige sozinho na estrada, tem uma série de censores que se passar um cachorro ou um gato na frente ele para, mas ele para sem dar aquela chacoalhada", adicionou.

"Ele para a uma certa distância, ele analisa o trânsito, tem um sistema de GPS e monitoramento e a forma dele ser conduzido é por pintura no asfalto, que faz ele guiar automaticamente. A tecnologia é incrível", completou Abilio.

O parlamentar ainda escreveu na publicação que o governador gostou da sugestão e irá avaliar a proposta enviada por Abilio.