Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020, 19:07 - A | A

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020, 19h:07 - A | A

EM LIVE

Abílio não poupa críticas a colegas de Casa ao analisar pedido de cassação de seu mandato

Vivian Nunes/ Marisa Batalha/O Bom da Notícia

Foto: Rogério Júnior/O Bom da Notícia

Abilio e Edivaldo

 

Um dos mais controvertidos parlamentares da Capital, vereador Abilio Junior (PSC), não poupou críticas à alguns colegas de parlamento, durante live no site O Bom da Notícia com Edivaldo Ribeiro, nesta quinta-feira (13).

Ainda indignado com o parecer da Comissão de Ética , da Câmara de Vereadores da capital, pedindo a cassação de seu mandato, nesta última quarta-feira (11), Abílio não poupou palavras ao revelar que - mesmo que por linhas tortas -, tem observado parlamentares corruptos, com bastante privilégios.

Ressaltando que, por exemplo, um vereador precisa comparecer duas vezes na Câmara Municipal de Cuiabá - terça e quinta -, para participar de votações e receber por este trabalho um salário em torno de R$ 15 mil, mais a verba indenizatória [ em torno de R$ 9 mil].

No entanto, Abilio afirma que escolheu caminhos diferentes. Ao invés de ‘não fazer nada’, ele escolheu trabalhar, fiscalizar e combater a corrupção.  

“Ser corrupto hoje em Cuiabá é muito mais prático [...] se eu fosse corrupto, por exemplo, eu teria cargo na prefeitura, camarote vip no carnaval e assim, teria também uma vida mais tranquilo, porque essa é a vida que o corrupto leva”, disse.  

Com o parecer da Comissão de Ética pedindo a cassação de seu mandato, Abilio não escondeu na última quarta-feira (12), sua indignação, com a decisão dos três membros da Comissão.

Com o parecer da Comissão de Ética pedindo a cassação de seu mandato, Abilio não escondeu na última quarta-feira (12), sua indignação, com a decisão dos três membros da Comissão - vereadores Ricardo Saad (PSDB), Toninho e Souza (PSD) e Vinicyus Hugueney (PP).  

E, hoje, na sessão plenária, acabou protagonizando um bate-boca com Saad, claro, por conta de sua relatoria a favor da perda de seu mandato. Chegando o tucano a promete buscar a Justiça contra Abílio, apos apontar que teria recebido ameaças de Abilio. Em defesa, Abilinho – como é comumente conhecido -, diz que Saad usou estratégia de vitimisto. “O doutor Ricardo Saad usa muito desse vitimismo que faz com que as pessoas pensem que pelo fato de ser médico, tem idoneidade moral. Esse vitimismo que ele faz é constante”.  

Visto como afrontoso e até apontado como louco por alguns colegas de Casa, Abilio já foi questionado se não tem medo das consequências, por certas  atitudes que toma. Contudo, essa ‘loucura’ que tantos falam, seja pelo fato dele não temer enfrentar o sistema corrupto, nem tampouco, as consequências que poderiam advir disto. “A partir do momento que estou na internet, as pessoas estão me assistindo e sabendo da minha verdade, assim, entre os meus medos, o menor é algo acontecer comigo”.

Entenda o parecer

Em meio a muita discussão e protesto, o relator da Comissão de Ética da Câmara Municipal, vereador Ricardo Saad (PSDB) apresentou nesta última quarta-feira (12), durante sessão extraordinária, juntamente com os vereadores Toninho de Souza (PSD) e Vinicyus Hugueney (Progressista), parecer - contendo 48 páginas -, pedindo a cassação do mandato do vereador Abílio Junior (PSC). Assim, por unanimidade, a Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá aprovou o relatório.

Abilinho - como é mais conhecido -, é acusado de cometer quebra de decoro em 40 denúncias, apontadas dentro do relatório, apresentado pelos colegas de Casa, supostamente desde o início de seu mandato.

Não foi surpresa se tratando do pior vereador de Cuiabá, que é o vereador Toninho de Souza, que de uma forma ridícula e vergonhosa tem defendido o atraso da CPI do Paletó, na Câmara, prejudicando inclusive a investigação de corrupção no Hospital São Benedito, de onde, inclusive, me fizeram duas acusações.
Presente na sessão, Abílio, ao lado dos vereadores Diego Guimarães (PP) e Felipe Wellaton (PV), mostrou toda a sua indignação com o parecer sobre a cassação ao seu mandato como parlamentar municipal e, sem se conter, revelou que não estaria surpreso com o resultado apresentado pela Comissão, ao classificar o vereador social democrata, como o pior vereador de Cuiabá, apontando as defesas que o social democrata realiza em favor do prefeito Emanuel Pinheiro, sobretudo, na CPI do Paletó.

"Não foi surpresa se tratando do pior vereador de Cuiabá, que é o vereador Toninho de Souza, que de uma forma ridícula e vergonhosa tem defendido o atraso da CPI do Paletó, na Câmara, prejudicando inclusive a investigação de corrupção no Hospital São Benedito, de onde, inclusive, me fizeram duas acusações. Uma, de que eu teria fiscalizado o São Benedito de forma ruim, ainda que não tenham provas contra mim, da acusação que me fazem. E o segundo ponto, seria o fato de eu ter falado para alguns vereadores que eu estava sendo ameaçado. [...] De fato, é só vocês assistirem todos os dias as sessõe, onde pode ser visto que tem sempre um querendo me agredir fisicamente, ou outro, verbalmente. Então estão direto me agredindo [...] Eles não têm provas de que eu fiz algo de errado, mas existem provas de que o prefeito fez. E os mesmos vereadores Ricardo Saad e Toninho de Souza, que estão defendendo o prefeito das coisas erradas, estão querendo cassar o meu mandato para tirar essa pedra do caminho do prefeito", esclareceu ainda Abílio Júnior, em entrevista ao Jornal do Meio Dia.

A representação foi feita pelo ex-vereador Oséas Machado (PSC), que atualmente responde pela diretoria do Hospital São Benedito e é suplente de Abílio. Ou seja, irá assumir a vaga na Câmara, no caso da confirmação da cassação de Abílio. Segundo o processo, o vereador Abílio, por diversas vezes, coagiu funcionários e chegou a mexer em computadores e gavetas sem autorização prévia.

VÍDEO